Parcerias exclusivas e busca pelo melhor para o franqueado são fatores que transformam Spedini em uma das maiores franquias do país.
Parcerias exclusivas e busca pelo melhor para o franqueado são fatores que transformam Spedini em uma das maiores franquias do país.| Foto: Shutterstock
  • Por Spedini - Trattoria Expressa
  • 24/08/2021 15:50

Um dos pontos fortes de abrir uma franquia em 2021 é a facilidade para padronizar e instalar um negócio em plena pandemia, quando o mercado ainda está buscando caminhos para reaquecer e se recuperar do baque econômico.

Sendo um franqueado, quem deseja entrar em setores mais afetados pela crise — como o de food service, por exemplo — sabe que vai ter mais segurança e solidez se começar a empresa já com uma marca de sucesso, reduzindo consideravelmente os riscos de ter demora no retorno ou de não dar certo.

No entanto, embora as franquias sejam sempre uma solução para quem deseja um empreendimento, há diferença entre o grau de suporte oferecido por cada franqueadora.

Enquanto algumas matrizes oferecem suporte completo com um apoio personalizado e eficiente, outras ainda falham neste aspecto.

No Brasil, uma das opções para quem procura por uma franqueadora que seja um braço direito e faça a diferença na administração do negócio é a Spedini, dona das marcas Spedini Trattoria e It’s Grill, ambas do setor de alimentação.

Nos últimos anos, os restaurantes do grupo continuaram crescendo graças a uma postura única no mercado: o cuidado atencioso e de excelência com as necessidades dos franqueados, que se traduz em parcerias de peso e humanização das relações entre todos os elos envolvidos nos negócios.

Conheça a história de sucesso da Spedini

Chancela de excelência: como a Spedini tem se destacado

Entre os anos de 2011 e 2020, a Spedini levou para casa um dos maiores reconhecimentos que uma franqueadora pode receber no Brasil atualmente: o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A premiação celebra as franquias mais bem-sucedidas, confiáveis e vantajosas do cenário brasileiro, pela visão dos seus principais clientes: os franqueados. A Spedini foi contemplada nove vezes até o momento.

Todas essas vitórias não foram à toa. Há quase 30 anos no ramo, a empresa aprendeu o que é preciso para se destacar em um dos principais critérios para ser reconhecido pela ABF: a excelente relação com os franqueados, sempre buscando por soluções para o crescimento conjunto e constante.

Para isso, a rede se aprimorou no apoio oferecido aos franqueados, até chegar à fórmula da rede de assistência ideal, baseada em transformar cada gestor parceiro em parte da marca, como se estivesse presente desde o começo das operações.

O resultado é uma comunicação transparente, com análise frequente de números, honestidade e o convite para que os administradores de cada unidade caminhem lado a lado com a franqueadora na tomada de decisões.

A receita da franquia de sucesso

Se a Spedini alavancou sua postura colaborativa, compreensiva, acolhedora e humana com os franqueados nos últimos anos foi graças a um departamento criado e implantado recentemente, batizado de Franchisee Success.

O setor foi estruturado para abraçar a missão de garantir que os franqueados cresçam em constante superação dos próprios recordes, atingindo novos níveis de otimização operacional, crescendo mês a mês, desenvolvendo todo seu potencial e, é claro, vendo cada vez mais dinheiro ficar no caixa.

Com muita análise de dados e um olhar atento sobre a situação particular de cada franquia, além de uma vontade inabalável de ajudar o franqueado em todas as suas necessidades, a equipe de Franchisee Success desenvolveu um método quase científico para que cada loja Spedini e It’s Grill cresça de maneira concreta e sustentável.

A jornada para que cada gestor envolvido nos negócios chegue lá recebeu o nome “Do lead ao ROI”, em referência a um ciclo de suporte que vai do apoio para conquistar o coração dos primeiros clientes até chegar ao índice de Retorno sobre Investimento (ROI, no mundo das finanças), também conhecido como taxa de lucro.

Entre os passos que integram o plano, estão:

  • análise dos números de cada franquia a cada 15 dias por equipes especializadas em Business Intelligence e Pesquisa & Desenvolvimento;
  • a elaboração de ações personalizadas para que cada unidade aumente a lucratividade de acordo com seu perfil;
  • elaboração de treinamentos constantes para que os franqueados estejam cada vez mais capacitados para os desafios do mercado, até mesmo se antecipando a eles.

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Parcerias que fazem a diferença

Uma das principais vantagens de trabalhar com uma franqueadora que conte com um time como o de Franchisee Success é ter a tranquilidade de saber que soluções operacionais criativas serão criadas sem que o franqueado precise fazê-lo sozinho — mesmo em momentos históricos atípicos, como aconteceu recentemente com a pandemia de Covid-19.

Um exemplo prático disso na Spedini foi a eficiência para aprimorar o delivery da companhia.

Os esforços para melhorar ainda mais o serviço de entregas oferecido aos clientes começou junto à tendência do mercado, no início de 2019. O grupo trabalhou rápido, porque entende que o faturamento dos franqueados não pode esperar.

“Para se ter uma ideia, normalmente, no setor de alimentação, todo esse processo costuma acontecer de um ano para mais. Nós, em menos de um semestre, negociamos com o iFood, conseguimos uma boa taxa e fechamos um contrato de exclusividade com a plataforma. Também desenvolvemos as embalagens e modelos de precificação para o canal e implantamos o procedimento em toda a rede”, conta o coordenador de Franchisee Success da Spedini, Itacir Junior.

Com a chegada do coronavírus e a exigência de isolamento social e fechamento do comércio, a rede sentiu a dor de seus franqueados, que estavam preocupados com a sobrevivência de suas lojas em um cenário tão desfavorável.

Para se fazer presente em um momento tão difícil, foi criado um comitê de gestão de crises que passou a realizar reuniões semanais, acompanhando os desafios e sempre mantendo uma comunicação aberta com os franqueados para solucionar os problemas que iam aparecendo em tempo real.

Além de oferecer caminhos possíveis para superar impasses práticos, esses encontros também buscavam dar força e acolher os gestores emocionalmente. A diretoria tinha o cuidado de assegurar que, embora fosse impossível prever quando e como a epidemia iria terminar, todos atravessariam o momento juntos, com um negócio que continuaria forte apesar das circunstâncias.

A promessa foi cumprida. Com ações para giro de estoque, promoções para alavancar as vendas e estratégias usadas para consolidar a carteira de clientes que cada unidade, com um olhar focado no padrão individual de cada loja, a Spedini passou pela turbulência com sucesso. Em 2020, as vendas por delivery triplicaram e as marcas abrem 4 novas lojas no interior do Paraná durante o mês de julho.

Agora, a empresa busca novos franqueados no estado para seguir com seu projeto de expansão a todo vapor.

Se você se identificou com o perfil da Spedini, entre em contato com sem compromisso agora mesmo preenchendo o formulário no site da empresa e faça parte de um dos grupos alimentícios que mais cresce no estado.