André Pionteke e Gabi Mahamud, chef e host convidados para o primeiro episódio do Stella Chefs Curitiba
André Pionteke e Gabi Mahamud, chef e host convidados para o primeiro episódio do Stella Chefs Curitiba| Foto: Epic Studios
  • Por Stella Artois
  • 22/10/2020 14:54

O Stella Chefs, desafio culinário de Stella Artois estrelado por chefs e influenciadores, desembarcou em Curitiba no início de outubro reunindo nomes da gastronomia local para participar do programa que seguirá até dezembro. No primeiro episódio que vai ao ar hoje (22) no canal do YouTube de Stella, o chef André Pionteke e a apresentadora Gabi Mahamud dividem a mesma bancada e criam juntos um prato especial para inspirar quem está em casa a fazer algo diferente na cozinha. Realizado em várias capitais do Brasil, o objetivo do projeto é reunir as pessoas ao redor da mesa com boa comida e Stellinha gelada, fomentando a gastronomia e valorizando os chefs de cada região, sempre com o olhar sofisticadamente simples de Stella.

Sempre buscando utilizar a técnica de preservação do alimento no desenvolvimento dos seus pratos, o chef André Pionteke está à frente de dois restaurantes em Curitiba. Inaugurado em dezembro de 2019, o Kitsune é um espaço pequeno, com cozinha aberta e cardápio enxuto. O conceito do restaurante é utilizar técnicas da cozinha oriental com influências indígenas para combinar ingredientes locais, especialmente da região da Mata Atlântica, bioma do litoral paranaense. Em 2020, o chef encarou um novo desafio à frente do Trattô. Fã da gastronomia italiana, André traz uma pegada moderna, inspirada na comfort food. Seguindo os mesmos moldes, o cardápio é reduzido e servidos em embalagens que seguem o estilo box, consideradas práticas e adequadas para o consumo direto da caixa.

Do outro lado da bancada, está a ativista do consumo consciente Gabi Mahamud. Por hobby e para registrar suas receitas e descobertas culinárias, Gabrielle criou o blog Flor de Sal, que acabou se transformando em livro. Com mais de 60 receitas veganas e sem glúten, a obra apresenta pratos reconfortantes que podem ser reproduzidos em todas as ocasiões. Além disso, a mineira radicada em Curitiba criou em parceria com a chef Manu Buffara o projeto social Good Truck, que transforma ingredientes excedentes de feiras, supermercados e restaurantes em refeições vegetarianas para pessoas em situação de rua na capital paranaense. A iniciativa foi uma entre as mil ações selecionadas para o Unleash Lab 2017, evento internacional da Organização das Nações Unidas em Copenhagen, na Dinamarca.

Até o fim do ano novas histórias e descobertas serão reconhecidas pelo Stella Chefs Curitiba, que já em breve divulgará a data para o lançamento do segundo episódio, ainda em novembro.