A nova realidade para o setor de varejo inclui proximidade – virtual — com o cliente
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  • Por Super Telêmaco
  • 27/07/2020 15:30

Em maio, as vendas do setor supermercadista apresentaram crescimento de 3,75% na comparação à abril e alta de 11,93% em relação ao mesmo mês de 2019. No acumulado do ano, as vendas estão apresentando crescimento de 5,63%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A situação para o setor supermercadista não teve muitas alterações com relação ao faturamento. Porém, o comportamento do consumidor mudou bastante com a pandemia da COVID-19. Lojas com produtos variados, preços competitivos e possuir canais de comunicação efetivos como site, redes sociais, youtube não são mais diferenciais para eles.

O Super Telêmaco, que possui duas lojas físicas em Curitiba, agiu rápido no meio de todo esse processo. A grande novidade foi o aplicativo Super Telêmaco e a entrega via delivery em até três horas. Antes, atendendo somente alguns bairros, mais recentemente a rede passou a entregar em toda Curitiba.

Experiência de compra e proximidade

Carlos Alberto Gomes, diretor do Super Telêmaco Supermercados, acredita que o varejo caminhará em duas frentes: “as lojas físicas como centros de serviço, passando por uma profissionalização e especialização com foco em bem estar e experiência de compras e o delivery representando uma participação cada vez maior das vendas e como opção de compra do consumidor”. Ele diz que a pandemia acabou acelerando e fortalecendo a compra por meio dos aplicativos e sites.

Aliás, a tecnologia e a análise de dados, segundo ele, “serão o novo petróleo”. Sendo assim, elas deverão fazer parte do centro de estratégias dos novos negócios. “Acreditamos tanto nisso que além do App Meu Telêmaco, temos investido em outras plataformas internas como softwares de CRM e tendências de hábitos e consumo dos nossos clientes, buscando oferecer promoções cada vez mais personalizadas”, completa.

A comunicação também foi evidenciada neste momento. Thiago Berardi, da agência BDDB, comenta que a comunicação criativa está levando cada vez mais experiência para os consumidores, já que o mercado varejista passa por um momento de transição e adaptação. Principalmente a migração para o ambiente virtual. “Apesar de inúmeras ferramentas disponíveis na web, ter um e-commerce requer muito mais do que apenas um sistema. A criatividade em fazer diferente unindo o ambiente digital, a comunicação, a experiência de compra e a experiência na entrega dos produtos é que vai manter o sucesso dos negócios em momentos de pandemia”.

Berardi ressalta que para estruturar uma nova operação de entrega, além de equipe, foram necessários empenho e criatividade. “Embalagens com segurança alimentar e higienizadas, respeito e informação aos clientes,  mimos que geram recompras e confiança. O atendimento ao cliente de forma online e pontual gera credibilidade e consequentemente aumento das vendas”, diz.

O Super Telêmaco tem 21 anos de atuação e foi pioneiro na criação de um aplicativo para compras em Curitiba que promete entregá-las em até 3 h. O app está disponível para IOS e Android. E para usá-lo é super simples.

Acesse o passo a passo no site meutelemaco.com.br