Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
A manutenção preventiva do apartamento deve ser feita por especialistas, seguindo as recomendações da construtora
A manutenção preventiva do apartamento deve ser feita por especialistas, seguindo as recomendações da construtora| Foto: Shutterstock
  • Por Terrasse
  • 22/10/2021 18:54

Os imóveis, especialmente de alto padrão, são feitos para durar por toda a vida sem dores de cabeça. Ainda assim, da mesma forma que seu carro precisa de revisões periódicas, também é necessário fazer manutenção preventiva do seu apartamento.

Com isso, você se certifica de que tudo está funcionando perfeitamente e diminui as chances de que os problemas sequer apareçam. Desse modo, a manutenção preventiva gera economia e traz mais tranquilidade para quem mora no apartamento.

Além disso, as rotinas de manutenção preventiva costumam ser bastante simples de realizar. Com isso em mente, há 6 itens que não podem faltar nesse processo.

Conheça a Terrasse, construtora em Curitiba com apartamentos para a vida toda

1. Conte com especialistas

Seu apartamento é entregue pela construtora com um manual, que explica essa rotina de manutenção preventiva. É indispensável seguir as orientações do manual antes de realizar qualquer intervenção (como reformas ou instalações) na unidade. Dito isso, a manutenção preventiva também deve ser feita com especialistas no assunto, para evitar problemas.

É importante contratar especialistas em manutenção preventiva e seguir as orientações da construtora antes de mexer no apartamento
É importante contratar especialistas em manutenção preventiva e seguir as orientações da construtora antes de mexer no apartamento| Shutterstock

2. Faça limpezas regulares

Um dos problemas que mais atrapalham a conservação do apartamento e demanda consertos é a falta de limpeza em canos, ralos e sifões. Recomenda-se checar esses itens, pelo menos, uma vez ao mês. Assim, você evita que a água fique represada e cause algum estrago no seu encanamento ou no piso.

Checar canos, ralos e sifões uma vez por mês, pelo menos, é uma das principais rotinas de manutenção preventiva em apartamentos
Checar canos, ralos e sifões uma vez por mês, pelo menos, é uma das principais rotinas de manutenção preventiva em apartamentos| Shutterstock

3. Atente-se à umidade

Outro problema que prejudica qualquer apartamento é a umidade. Para evitá-la, é essencial manter todos os cômodos bem ventilados e abrir armários sempre que possível. Isso é mais importante ainda nos apartamentos com banheiros sem janela (apenas com vãos centrais).

Se há algum cômodo pouco utilizado no seu apartamento, não se esqueça de abri-lo para "tomar um ar", de tempos em tempos. Você também pode aplicar produtos que evitam os problemas com umidade nesses locais.

Manter todos os cômodos bem ventilados é essencial para evitar umidade no apartamento
Manter todos os cômodos bem ventilados é essencial para evitar umidade no apartamento| Shutterstock

4. Cuidados com os pisos

Ainda no assunto da umidade, é importante dosar a quantidade de água utilizada na limpeza de pisos de madeira, para não empená-los. Há produtos específicos que ajudam a conservar melhor cada tipo de revestimento — o mesmo vale para o porcelanato.

A umidade em pisos de madeira pode empená-los e causar bolhas
A umidade em pisos de madeira pode empená-los e causar bolhas| Shutterstock

 5. Verifique rejuntes e vedações

Para evitar que a umidade da sua cozinha ou banheiro cause problemas no contrapiso e até infiltrações no apartamento de baixo, é importante verificar os rejuntes do porcelanato — de tempos em tempos, eles podem precisar de um reforço.

Além disso, é importante manter as vedações das janelas bem conservadas, de modo que as chuvas e ventos não gerem danos no interior do imóvel.

É importante verificar as vedações das janelas e rejuntes de pisos
É importante verificar as vedações das janelas e rejuntes de pisos| Shutterstock

6. Evite adiar consertos necessários

Se aconteceu algum problema no seu apartamento — um cano vazando, um sifão entupido, etc. —, o melhor caminho é resolver logo, antes que o problema se torne maior. Assim, você economiza e tem mais sossego.

Se há algum item precisando de conserto, é melhor resolver antes que o problema se torne maior.
Se há algum item precisando de conserto, é melhor resolver antes que o problema se torne maior.| Shutterstock

Como é possível observar, a manutenção preventiva é baseada em cuidados simples, que você pode manter no dia a dia. Assim, seu apartamento fica bem conservado por muito mais tempo e você aproveita melhor os benefícios de morar em um imóvel bem construído.

Conheça os empreendimentos da construtora Terrasse