Receber um novo animal de estimação no seu apartamento requer medidas de cuidados e segurança.
Receber um novo animal de estimação no seu apartamento requer medidas de cuidados e segurança.| Foto: Shutterstock
  • Por Terrasse
  • 22/10/2021 18:05

Receber um novo animal de estimação em casa é sempre uma alegria. Além de serem grandes companheiros, existem estudos que comprovam que a interação com animais diminui os níveis de cortisol — hormônio relacionado ao estresse — e diminui a pressão arterial. Os animais também podem diminuir a solidão e melhorar o seu humor.

Para que seu pet se adapte da melhor maneira ao novo lar, é necessário tomar alguns cuidados e preparar o ambiente para esse novo membro da família.

O ideal é que a casa já esteja preparada antes da chegada do seu animal de estimação, e para te ajudar com isso, confira essas 7 dicas de como adaptar o apartamento para a chegada do seu pet:

1 - Proteção nas janelas e varandas

Acidentes com animais que pulam pela janela ou varanda são mais comuns do que você pode imaginar. Para que seu pet esteja protegido, instale grades ou redes em todas as janelas e varandas do seu apartamento.

2 - Cuidados com as plantas tóxicas para os pets

Com a chegada do animal de estimação, deixe todas as plantas tóxicas fora do alcance deles. Entre as plantas mais comuns que são perigosas para cães e gatos estão: espada de São Jorge, jiboia, comigo-ninguém-pode, costela de Adão, bico de papagaio, azaleia, entre outras. Consulte seu veterinário para saber mais.

3 - Tenho brinquedos específicos para seu bichinho

Se você estiver trazendo um filhote ou um novo pet para seu lar, saiba que se não tiver brinquedos adequados para ele se entreter, você arrisca perder objetos para mordidas e ter algumas coisas quebradas.

Para evitar que seu novo pet brinque com a sua decoração e destrua sua casa, tenha brinquedos, mordedores e bichinhos de pelúcia específicos para ele. Além de salvar sua decoração e pertences, os brinquedos ajudam a aliviar estresse e ansiedade do animal de estimação.

4 - Prepare a casa para segurança do seu animal de estimação

Você está recebendo um pet, saiba que ele pode ser muito curioso e irá explorar cada canto do novo lar. Por isso, antes de receber seu animal, confira se não há fiações expostas, objetos que podem cair e machucá-lo, e mantenha remédios e produtos de limpeza fora do alcance dele.

5 - Tenha um lugar de descanso para seu pet

Disponha um espaço para uma caminha ou um colchonete para que seu pet descanse. Isso ajuda seu bichinho a descansar melhor, ficar mais relaxado e se sentir mais confortável no seu lar. Você pode adicionar almofadas, mantas e bichinhos de pelúcia para que seu pet fique mais acolhido.

6 - Separe um local para as necessidades do seu pet

É fundamental que o animal tenha um lugar específico para fazer suas necessidades fisiológicas. Escolha um lugar que ele tenha livre acesso, com boa ventilação e que fique longe de sua caminha e comida.

7 - Local para comida e água

Como falamos anteriormente, o lugar onde seu pet irá alimentar-se precisa estar longe do lugar onde fará suas necessidades fisiológicas. Tenha os recipientes sempre limpos e garanta que seu bichinho tenha sempre água limpa e fresca.

Para ter um pet feliz e saudável no apartamento separe um lugar para descanso.
Para ter um pet feliz e saudável no apartamento separe um lugar para descanso.| Shutterstock

Para ter um pet feliz e saudável, é importante que você dedique tempo e carinho para ele. Leve para passear e deixe que interaja com outros pets e humanos para brincar e socializar. Prefira morar em bairros de Curitiba seguros, para que você passeie com seu bichinho com tranquilidade e segurança.

E se você quer saber mais dicas de decoração, imóveis e muito mais, siga a Terrasse Engenharia no Instagram.