Para comprar seu primeiro imóvel, organize suas finanças.
Para comprar seu primeiro imóvel, organize suas finanças.| Foto: Shutterstock
  • Por Terrasse
  • 18/10/2021 12:30

Comprar o tão sonhado imóvel próprio é um objetivo muito comum. Mas conseguir organizar-se de maneira prática e realista pode não ser uma tarefa tão simples.

O segredo é criar metas eficazes que você possa alcançar de forma realista. Para te ajudar a estabelecer as metas e como você pode atingi-las, confira essas dicas:

Defina seus investimentos

Em outras palavras, conheça bem suas finanças. Comprar um imóvel, seja na planta ou pronto, requer organização financeira, e antes de você conseguir calcular o valor que pode gastar em uma propriedade e as parcelas do financiamento, conheça sua realidade financeira.

Lembre-se que comprar um imóvel pode requerer uma grande porcentagem da sua renda, e por um longo período. Por isso, antes de escolher seu novo imóvel, calcule suas despesas detalhadamente, e considere seus investimentos e poupança. Planejar e entender sua renda te ajudará a escolher as melhores formas de pagamento e financiamento e evitará aborrecimentos no futuro.

Estabeleça suas metas

Agora que você já entende a sua renda, chegou o momento de definir suas metas. Apenas “quero meu imóvel próprio” não basta. Aqui estamos falando de valores, prazos e prioridades que precisam ser definidos. Nesse momento, você precisa entender o que será feito primeiro. Por exemplo, se você quer realizar uma viagem internacional, ou começar um novo curso, calcule e decida quais serão seus próximos passos. Isso irá ajudar a que você consiga garantir o pagamento do seu imóvel.

Você também pode definir uma meta para o seu pagamento de entrada, dividir isso pelo número de meses que você tem antes de comprar um imóvel e economizar essa quantia a cada mês.

Economize e cuide das suas finanças

Após definir suas metas, provavelmente chegou o momento de economizar e evitar gastos desnecessários, também é importante ter suas contas em dia – não é recomendável criar dívidas enquanto se está planejando comprar um imóvel. Por isso, pague suas parcelas de dívidas atuais e evite juros do cartão de crédito.

Quais as vantagens de investir em imóveis

Como você já sabe, comprar um imóvel é algo que requer muito planejamento e esforço, e se você está em dúvida se deve comprar um imóvel ou se deve continuar com o aluguel, separamos algumas vantagens de ter seu próprio lar:

  • Liberdade para fazer o que quiser com seu imóvel. Quer derrubar uma parede, pintar sua casa inteira, reformar? Quando se é proprietário, você pode modificar toda sua propriedade como preferir;
  • É um investimento. O mercado imobiliário é um dos melhores nichos para se investir e há probabilidades da sua propriedade seja valorizada;
  • Segurança. Quando se mora em um imóvel alugado, você está propenso a aumento de aluguel, encerramentos de contrato e desentendimentos com o proprietário. Mas ao fazer um financiamento imobiliário, você já conhece as condições de entrada, prazos e juros.
A Terrassa Engenharia oferece imóveis novos e na planta nos melhores bairros de Curitiba.
A Terrassa Engenharia oferece imóveis novos e na planta nos melhores bairros de Curitiba.| Shutterstock

Se você sente que está pronto para comprar seu primeiro imóvel, pesquise por construtoras que atendam suas necessidades, que ofereçam propriedades em bairros nobres e tenham anos de experiência. A Terrassa Engenharia construiu mais de 350.000 m² ao longo de 30 anos de atuação. Além de responsabilidade nas entregas, a Terrassa conta com uma equipe qualificada que pensa em todos os detalhes, desde a planta ao acabamento. Conheça nossos empreendimentos e escolha seu novo imóvel.