Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
O sistema superwall traz mais conforto térmico e acústico, além de resistência para fixar móveis ou quadros
O sistema superwall traz mais conforto térmico e acústico, além de resistência para fixar móveis ou quadros| Foto: Shutterstock
  • Por Terrasse
  • 25/10/2021 12:15

Quando vamos comprar um apartamentoseja ele pronto ou na planta — há vários detalhes com os quais precisamos nos preocupar. A boa localização do edifício e sua vizinhança, os serviços oferecidos nas áreas comuns e a planta do apartamento costumam ser os principais aspectos analisados. Contudo, a qualidade de construção do imóvel é outro fator de extrema importância.

Nesse sentido, é essencial examinar com atenção os materiais usados pela construtora nos acabamentos do imóvel e nas portas e janelas. Mais do que uma questão de beleza, isso pode ser determinante para sua rotina no apartamento, influenciando no nível de ruído da rua que entra em seu lar, por exemplo, ou o que passa entre um cômodo e outro.

A importância das paredes internas dos apartamentos

Outro detalhe indispensável que muitas pessoas se esquecem de analisar são as paredes internas. O drywall utiliza chapas de gesso acartonadas, que vem quase prontas e são instaladas em perfis metálicos para ficar no lugar. Sua construção é rápida, econômica e causa poucos transtornos. Em contrapartida, se não for muito bem feito, esse material pode ser frágil para fixar móveis e deixar passar bastante barulho de um lado para outro.

Desse modo, ele pode não ser o mais indicado para todas as divisões da casa, certo?

A boa notícia é que, além da alvenaria tradicional e do drywall, há uma terceira opção: o superwall. Em resumo, o superwall reúne as vantagens dos outros dois sistemas, mas sem seus inconvenientes.

Conheça a Terrasse, construtora em Curitiba com 30 anos de tradição e confiança

o sistema construtivo super wall é usado em apartamentos em Curitiba pela construtora Terrasse
O sistema construtivo super wall é usado em apartamentos em Curitiba pela construtora Terrasse | Terrasse

O que é o superwall?

Esse sistema construtivo é relativamente novo, baseado em uma tecnologia francesa. São blocos feitos de gesso, que apresentam o mesmo conforto térmico e acústico da alvenaria, mas são muito mais leves e ocupam menos espaço.

Desse modo, o superwall diminui o peso sobre a estrutura, é mais rápido de instalar e traz ganho real de área útil, com sua espessura de apenas 7 centímetros. Com isso, um imóvel de 90 m2 com superwall terá mais espaço útil do que um de alvenaria, pelas paredes mais finas — mas sem perder conforto térmico ou acústico

Outra vantagem é que, caso seja preciso fazer alguma reforma, o super wall também gera menos resíduos e sujeira que a alvenaria. Até mesmo para customizar a planta, no caso de apartamentos comprados ainda nessa fase, há mais facilidade com o superwall.

Por outro lado, como dito, o conforto térmico e acústico é superior ao do drywall. Além disso, as paredes em superwall são mais resistentes para instalar móveis ou pregar quadros, por exemplo. Desse modo, são mais adequadas para uso em paredes internas de apartamentos.

Superwall nos apartamentos Terrasse

Esse sistema construtivo com blocos de gesso é utilizado nas paredes internas dos empreendimentos da Terrasse construtora em Curitiba com 30 anos de tradição.

Os apartamentos Terrasse são reconhecidos por suas boas localizações e pela qualidade construtiva. Isso porque os materiais são sempre de alto padrão: portas, janelas, detalhes de acabamento e, como explicamos aqui, paredes internas. Para conhecer os apartamentos no Cabral, Vila Izabel, Água Verde e outros bairros, acesse o site da construtora.

Conheça os empreendimentos da construtora Terrasse e sua ótima qualidade construtiva