Luminária Ghost – Jader Almeida
Luminária Ghost – Jader Almeida| Foto: Divulgação
  • Por Ton Sur Ton
  • 04/02/2021 16:07

Nunca duvide do poder da iluminação. É ela que permite criar variados cenários dentro de casa ou escritório. Luzes mais fracas criam um ambiente intimista. Uma luz mais direcionada forma o aspecto ideal sobre aquela poltrona de leitura. E ainda há luminárias e pendentes que são verdadeiras peças de design: iluminando e decorando ao mesmo tempo.

Mas, primeiro escolha o tipo da luz, pois ela interfere bastante no espaço.  A luz amarela é indicada para sala de estar ou quarto, porque cria uma atmosfera de lazer e descanso. Já a luz branca ou azulada é considerada fria e estimulante. O seu uso é sugerido na cozinha, banheiro ou área de serviço.

Com a criatividade dos designers, as luminárias e pendentes têm surgido com inúmeros materiais, como aço carbono, madeira, pedra e MDF. Você pode seguir duas vertentes: ou combinar a peça com o restante da decoração ou criar um contraste, fazendo dele o destaque do ambiente. Tudo vai depender do seu gosto pessoal. Para ajudar na escolha, a loja de decoração Ton Sur Ton elegeu algumas peças que vão fazer a diferença no décor. Confira:

Luminárias

Ghost 

Segue uma pegada mais industrial e com certeza vai se destacar em qualquer espaço. Com design de Jader Almeida, é feita em aço carbono pintado, com cúpula em vidro leitoso. A base, em mármore negro brilhante, completa o aspecto contemporâneo do item. Acompanha cabo de um metro e meio, na cor preta, e tem regulagem para intensidade de luz. Mede 60 cm x 60 cm.

Memory 

Luminária Memory Piso -Jader Almeida
Luminária Memory Piso -Jader Almeida| Divulgação

Também de Jader Almeida, a peça tem estilo e sofisticação. Permite uma luz mais direcionada para aqueles espaços mais intimistas. Tem base em aço carbono texturizado e estrutura em madeira nogueira, além do braço ser regulável. Vem com cabo com um 1,5 m de comprimento e lâmpada de LED. A luminária de piso mede 86 cm x 25 cm x 1,20 m de altura.

Wey 

Luminária Wey – Ronald S Sasson
Luminária Wey – Ronald S Sasson| Divulgação

A cinética (tipo de energia que é acionada pelo movimento) foi a inspiração desta peça que, a um olhar atento, se revela uma luminária. Um rasgo central destaca um pêndulo de opalina. O efeito cinético vem das folhas somadas lateralmente. O design é de Ronald Scliar Sasson. Mede 40 cm x 40 cm x 38,5 cm.

Tag 

Luminária Tag – Ronald S Sasson
Luminária Tag – Ronald S Sasson| Divulgação

Se é minimalismo a linha de decoração escolhida, esta luminária se encaixa perfeitamente. Do designer Ronald Scliar Sasson ela é toda em MDF podendo ser laqueada com brilho ou microtextura. Tem 37 cm x 39 cm de altura.

Pendentes

Mush 

Pendente Mush – Jader Almeida
Pendente Mush – Jader Almeida| Divulgação

O vidro soprado empresta todo o charme à este pendente. Cada peça é única porque é feita à mão. Então, pequenas bolhas e ligeiras alterações são as características da peça. Um harmônico tripé sustenta a cúpula de vidro originando uma estética industrial e ao mesmo tempo sofisticada. De Jader Almeida. Está disponível em três tamanhos. A pequena tem diâmetro de 27 cm x 46 cm; a média, diâmetro de 40 cm x 40 cm e a grande: diâmetro de 49 cm x 82 cm.

Penn

Pendente Penn – Jader Almeida
Pendente Penn – Jader Almeida| Divulgação

O equilíbrio é a base deste pendente de parede que apresenta uma construção de linhas delicadamente unidas. Ela é fixada por uma haste e, sustentada por contrapeso, pode ser girada suavemente para cima e para baixo. A lâmpada de filamentos remete às antigas lâmpadas de Thomas Edison. É de Jader Almeida. Mede 1,65 m x 1,40 m x 1,02 m. Não acompanha lâmpada.

A Ton Sur Ton está funcionando normalmente e seguindo todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde.