Áreas externas de apartamento mesmo em regiões centrais podem se transformar em espaços convidativos e extremamente agradáveis para curtir os dias do calor.
Áreas externas de apartamento mesmo em regiões centrais podem se transformar em espaços convidativos e extremamente agradáveis para curtir os dias do calor.| Foto: Paula Morais
  • Por Ton Sur Ton
  • 15/03/2023 11:13
  • Atualizado em 15/03/2023 às 11:13

A vontade de reunir a família e os amigos em ambientes abertos e externos aumenta mais ainda durante o verão. Quer coisa melhor do que um espaço privado e a céu aberto para curtir o sol, o vento e os dias de calor sem precisar sair de casa? E isso independe do tamanho do local a ser utilizado; é possível equipar o que se tem disponível e transformá-lo em um ambiente confortável e acolhedor.

Mobiliário de alto padrão para ambientes externos

Investir em mobiliário de alto padrão é um dos segredos-chave para não errar na decoração das áreas externas. Os móveis de alta qualidade são mais do que apenas itens decorativos; são um investimento que exige muita atenção na hora de escolher.

Cada ambiente deve ser cuidadosamente pensado e planejado para atender às necessidades de conforto, bem-estar e elegância. E isso também vale para os ambientes externos, mesmo que sua principal finalidade seja proporcionar momentos de lazer e descontração.

É importante sempre levar em consideração que os móveis de alta qualidade também são bastante duráveis ​​e podem durar anos sem necessitar de conserto.

Como escolher os móveis para ambientes externos

Para ter uma direção de escolha do mobiliário externo, é preciso considerar um ponto importante: o conceito do design. É importante de que ele siga mesmos padrões de conforto, ergonomia e beleza das demais peças da sua casa ou apartamento. Uma desarmonia gritante entre as áreas interna e externa pode deixar o espaço externo pouco convidativo.

Assim, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher os móveis certos para ambientes ao ar livre.

Para a área da piscina, peças com alumínio, trama de corda náutica e mármore, por exemplo, oferecem a resistência necessária com beleza e requinte.
Para a área da piscina, peças com alumínio, trama de corda náutica e mármore, por exemplo, oferecem a resistência necessária com beleza e requinte.| Foto: divulgação

Qualidade dos materiais – Este ponto é fundamental para que as áreas externas contem com mobiliário resistente e durável por um longo período. Por isso, prefira materiais como acrílico, inox e madeira.

Para ambientes como jardins e piscinas, a resistência é a principal característica desejada. Móveis com peças de materiais como o alumínio, trama de corda náutica, entre outros, dão o suporte necessário e ainda assim garantem sofisticação ao local.

Ainda que os revestimentos em tecido de algodão ofereçam conforto e toque mais suaves, dê preferência aos tecidos de fibras sintéticas, pois oferecem maior resistência, suportando melhor as ações climáticas. É importante lembrar, porém, que as almofadas e estofados devem ser cobertos ou recolhidos quando fora de uso.

Já em varandas, lounges e terraços, espaços que são um convite irrecusável ao convívio social, a beleza e o conforto são sempre uma boa pedida.

Analise a durabilidade - esse é um dos fatores mais importantes para a escolha dos móveis para ambientes externos. Nessas áreas, a exposição aos elementos naturais como sol, chuva, vento e maresia, bem como o uso frequente, afetam diretamente a durabilidade da peça. Assim, para evitar gastos desnecessários e dor de cabeça, procure por móveis feitos com materiais resistentes à ação do tempo.

Funcionalidade – a funcionalidade do mobiliário deve ser um dos principais fatores de decisão em locais que receberão muitas pessoas, em diferentes ocasiões. Por exemplo: as cadeiras devem ser leves e fortes o suficiente para serem facilmente manuseadas, ao mesmo tempo em que proporcionam uma sensação de segurança. Da mesma forma, as mesas devem apresentar resistência a ventos fortes e suportar limpeza frequente sem perder o verniz.

Mesmo em espaços reduzidos, a utilização dos móveis corretos transforma pode transformar um canto ocioso em aconchegante e acolhedor.
Mesmo em espaços reduzidos, a utilização dos móveis corretos transforma pode transformar um canto ocioso em aconchegante e acolhedor.| Foto: Paula Morais

Elegância - os móveis para ambientes externos devem combinar com o estilo do interior, seja ele mais contemporâneo, tradicional, colorido ou sóbrio. Os artigos não têm de corresponder exatamente aos utilizados no espaço geral, mas é fundamental que tenham o mesmo conceito para proporcionar uma experiência agradável a todos.

Quer mais uma boa dica? A área de churrasqueira pode receber móveis como aparadores, banquetas, armários e carrinhos de bar. Itens como puffs e chaises também complementam esse ambiente, imprimindo um toque de charme e conforto.

A Tidelli conta com um vasto portfólio de mobiliário outdoor living que oferece requinte, inovação e qualidade para transformar qualquer área externa em um ambiente de descanso e contemplação. E encontrou na Ton Sur Ton a parceira ideal para trazer a Curitiba, com exclusividade, toda a sua linha de produtos. Se você procura móveis para transformar um espaço ao ar livre da sua casa ou apartamento em um dos cantos mais preciosos da casa, visite o showroom da Ton Sur Ton, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1285. O espaço está de portas abertas de segunda à sexta, das 9h às 19h e também aos sábados, das 10h às 14h. Entre em contato com a Ton Sur Ton para conhecer o mobiliário Tidelli pessoalmente.