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Novo Toyota Corolla
Novo Toyota Corolla| Foto: Divulgação / Malagrine
  • Por Toyota do Brasil
  • 21/02/2020 18:52

Qual é o segredo para um carro ser campeão de vendas no mundo e o preferido em seu segmento no Brasil? Ter um visual inovador, oferecer segurança e tecnologia, motor econômico e potente, durabilidade, baixa desvalorização, confiança e tradição da marca… A lista de predicados que levam ao sucesso é mais longa, porém esses são suficientes para explicar o fenômeno chamado Corolla.

Não é de hoje que o sedã médio da Toyota costuma figurar no top 10 dos modelos mais procurados pelo consumidor brasileiro. Conquista novos fãs ano após ano e já não enxerga os rivais no retrovisor, mantendo a liderança absoluta na categoria de médios há cinco anos.

O lançamento da 12ª geração colocou mais alguns degraus acima da concorrência e fez dela um papa-títulos nas principais premiações do setor automotivo.

O modelo foi o grande vencedor do Prêmio Carro do Ano, promovido pela Revista Autoesporte, o mais prestigiado e antigo da indústria brasileira, sendo eleito em duas categorias: “Carro do Ano 2020” e o “Motor do Ano 2.0 ou maior”.

Também faturou o “Carro do Ano na América Latina” na votação da Americar, entidade que congrega 12 países da região. A galeria de troféus incluiu ainda o Prêmio Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), Prêmio Top Car TV, entre outros.

As conquistas chancelaram mais uma vez os atributos do carro, já que na maioria das eleições os quesitos avaliados por jornalistas e engenheiros automotivos contemplam as características citadas no início do texto.

Visual esportivo atrai mais jovens

Antes voltado para um público mais maduro, o Corolla passou a cativar também a clientela jovem, atraída pelo novo ar esportivo do três volumes.

O modelo brasileiro está alinhado com o mercado europeu. O projeto exibe linhas sinuosas na carroceria, faróis e lanternas com desenhos modernos e uma ampla entrada de ar na dianteira. A iluminação pode ser em led e sempre vem acompanhada da luz diurna DRL.

Na frente, chama a atenção a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior. Atrás, destaque para a barra cromada que corta a tampa e une as lanternas, na versão Altis. Sem dúvida, o exemplar da Toyota se transformou em um dos visuais mais interessantes de se ver nas ruas.

Pioneirismo do híbrido flex no mundo

A renovação também trouxe na bagagem o pioneirismo de ser o primeiro híbrido flex feito no Brasil e no mundo, uma marca histórica para a indústria automotiva.

A tecnologia combina três motores, sendo dois elétricos, que somam 72 cavalos de potência, e um 1.8L a combustão, de até 101 cv. Juntos, rendem 122 cv.

Como o Corolla híbrido é pensado para rodar com eficiência, ele chega a registrar até 20 km/l na cidade. Os propulsores funcionam de forma alternada ou conjunta, conforme a demanda. Mas é possível vencer engarrafamentos sem gastar uma gota de gasolina ou etanol, por exemplo.

As baterias de níquel-hidreto metálico foram estrategicamente posicionadas sob o banco traseiro. Desta forma o centro de gravidade fica mais baixo, garantindo maior estabilidade ao veículo e diminuindo a inclinação da carroceria em curvas.

O público recebeu bem a inovação e hoje a versão Hybrid supera as expectativas da Toyota. Até o final deste ano, deverá atingir 30% da produção da linha Corolla em Indaiatuba (SP) . E ainda tem a vantagem de ser o híbrido mais barato vendido no país.

  • Toyota Corolla Altis Híbrido - com opção de pacote Premium, versão Altis híbrida conta com partes revestidas em couro bege e marrom
  • Toyota Corolla Altis Híbrido - versão Altis híbrida possui uma tela TFT de 7” digital e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo
  • Toyota Corolla Altis Híbrido - veículo mais vendido do mundo chega completamente renovado e oferece, pela primeira vez, sistema híbrido
  • Toyota Corolla Altis Híbrido - modelo trabalha com um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência, e dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv

Motor aspirado mais forte da categoria

Outra novidade é o motor 2.0 Dynamic Force, disponível nas configurações GLi, XEi e Altis. O propulsor é 15% mais potente e 9% mais eficiente do que na geração anterior, rendendo 177 cv e 21,4 kgfm. Até pouco tempo, essa potência era encontrada somente em carros esportivos.

Para administrar o aspirado mais potente da categoria, o três volumes incorporou o novo câmbio automático CVT Direct Shift, que simula 10 marchas. O sistema entrega maior eficiência e respostas mais rápidas nas arrancadas com o uso de uma primeira marcha mecânica, além de manter o torque sempre na faixa ideal de rotação.

  • Toyota Corolla 2.0L Dynamic Force - desenho externo completamente renovado, traz um aspecto mais elegante, robusto, dinâmico e esportivo ao modelo
  • Toyota Corolla 2.0L Dynamic Force - nova geração do Corolla chega com novo motor flex a combustão 2.0L Dynamic Force, 15% mais potente e 9% mais eficiente do que a geração anterior
  • Toyota Corolla 2.0L Dynamic Force - designers buscaram refletir uma forte presença com uma postura firme e uma sensação de amplitude nas linhas do Novo Corolla
  • Toyota Corolla 2.0L Dynamic Force - interior renovado aprimorou características fundamentais do veículo com formas simples, mas elegante
  • Toyota Corolla 2.0L Dynamic Force - painel de instrumentos nas versões com motor 2.0L Dynamic Force conta com três mostradores e e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito

Sensação de segmento superior

O Corolla carrega há mais de 50 anos o DNA Toyota, que combina qualidade, durabilidade e confiabilidade.

Valores novamente evidenciados na 12ª geração. A nova plataforma GA-C, baseada arquitetura global TNGA (Toyota New Global Architecture), entrega o que há de mais moderno em construção de automóveis e equilíbrio dinâmico.

O sedã permanece com uma dirigibilidade impecável e focada no conforto, valorizado pela suspensão independente MacPherson na dianteira e  suspensão independente multi-link na traseira. Houve melhoria na posição de condução e na área do motorista, agora mais espaçosa. A impressão é de estar ao volante de um veículo de segmento superior.

Tal percepção só aumenta com a sofisticação da cabine na medida certa, sem exageros, como gosta o consumidor do modelo. São três tipos de acabamento para os bancos, com mescla de tecido e couro na GLi e somente couro na XEi e Altis.

O painel vem coberto por material emborrachado, mais nobre e macio ao toque. Está mais limpo e elegante, exibindo um desenho minimalista que envolve os ocupantes.

Ao centro, o sistema multimídia com tela flutuante de 8″ possui software e processamento mais rápidos e conectividade Android Auto e Apple CarPlay.

A versão híbrida leva uma experiência mais interativa com o quadro de instrumentos em TFT colorido de sete polegadas. Além do velocímetro e outros vários dados de bordo, há um gráfico que mostra o funcionamento do sistema híbrido em tempo real, o que motiva o motorista a dirigir de forma mais eficiente.

Nota máxima em proteção aos ocupantes

Outro pilar da Toyota que sustenta a fidelidade e a admiração dos consumidores foi reforçado. O novo Corolla virou o sedã médio feito no Brasil com mais itens de segurança, repetindo a nota máxima (cinco estrelas) para a proteção de adultos e crianças no teste de colisão do Latin NCAP.

De fábrica oferece sete airbags, câmera de ré, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controles de estabilidade (VSC) e de tração (TRC), assistência ao arranque em subida (HAC), sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, entre outros.

Mas a grande estrela é o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões Altis a combustão e híbrida. O sistema adiciona assistentes de segurança que detectam e auxiliam o condutor na prevenção de colisões ou reduzem os danos.

Se necessário, entra em operação a frenagem de emergência para evitar ou minimizar o impacto (PCS). Os recursos funcionam por meio de uma câmera instalada no alto do para-brisas (à frente do retrovisor interno) e de um radar integrado ao escudo na grade.

O Safety Sense vem ainda com alerta de saída involuntária de faixa (LDA), farol alto automático (AHB) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que freia e acelera o carro automaticamente conforme o ritmo do trânsito.

Corolla é o carro mais seguro da Toyota no Brasil

Para introduzir a plataforma TNGA no Brasil, a Toyota injetou R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba. Entre os inúmeros benefícios já citados, a nova arquitetura trouxe um incremento de 60% na rigidez torcional da estrutura.

Isso se traduz numa evolução do comportamento da suspensão, de seu desempenho e da previsibilidade de reações. A estrutura mais rígida produz menores deformações em curvas acentuadas, sobretudo em mudanças repentinas de direção. E ainda resulta em avanços na integridade da cabine no caso de colisão.

Resumindo, o novo Corolla se tornou o veículo mais seguro já produzido pela Toyota em seus mais de 60 anos de trajetória no Brasil. Atualmente o sedã produzido no Brasil é exportado para Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador e Colômbia. No mundo, o modelo é fabricado em 15 locais diferentes e vendido em mais de 150 países, com vendas que superam 45 milhões de unidades desde 1966, ano de sua estreia.

Confira tabela de preços e versões do novo Corolla:

  • Corolla Altis Hybrid (Premium Pack) - câmbio Hybrid Transaxle(CVT) - R$135.990,00
  • Corolla Altis Hybrid - câmbio Hybrid Transaxle(CVT) - R$128.990,00
  • Corolla Altis 2.0l - câmbio Direct Shift (CVT) - 128.990,00
  • Corolla XEI 2.0l - câmbio Direct Shift (CVT) - 112.990,00
  • Corolla GLI 2.0l - câmbio Direct Shift (CVT) - 101.990,00
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