Como construir uma carreira de sucesso
| Foto: ShutterStock
  • Por UniBrasil
  • 16/09/2020 18:05

Quem gosta de séries e é empreendedor, já deve ter assistido ou ouvido falar sobre Self Made, a minissérie que conta a história de Madam C.J. Walker. Ela foi a primeira empreendedora milionária negra dos Estados Unidos. Ela nasceu livre, ao contrário dos pais que eram escravos. Mas, a vida dela não foi fácil. Órfã aos sete anos, ela ficou viúva com uma filha de dois anos e trabalhava como lavadeira. Casou-se novamente e, depois de sofrer com problemas no cabelo, lançou seus próprios cosméticos (antes trabalhou como vendedora). Começou vendendo de porta em porta e ensinava outras mulheres a cuidar do cabelo. Em 1910 já tinha uma fábrica e um exército de vendedoras (eram mais de 20 mil).  Quando morreu, sua fortuna era estimada em US$ 8 milhões (valores atuais).

Saber aonde quer chegar é o primeiro passo para conquistar uma carreira de sucesso. Estudar sobre a área que quer atuar é o segundo. Assim como Madam C.J.Walker, ter bons relacionamentos é outra dica. Confira outros passos para construir uma trajetória profissional vitoriosa, segundo o UniBrasil:

Antes de tudo é necessário planejamento, pois uma carreira sólida não se constrói em pouco tempo. Falar corretamente a sua língua nativa, ter um segundo idioma e ter conhecimentos sobre informática está sendo crucial atualmente.

Tenha uma meta. Mas, se preciso for, revise seus objetivos e corrija o rumo durante o caminho. Foi exatamente o que ocorreu com Steve Jobs (alguma dúvida que ele teve uma carreira brilhante?). Depois de ser demitido de sua própria empresa, ele fundou outra – a NeXT --, que foi posteriormente comprada pela Apple, o que levou de volta a sua empresa. Alguns sucessos se seguiram quando ele estava na Apple, como o Mac OS X, iPod, iTunes e iPhone.

Pode até soar clichê, mas buscar estar atualizado sempre é vital. Fazer cursos livres, cursos técnicos, uma pós-graduação ou até um mestrado/doutorado. Conhecimento nunca é demais.

Essa dica leva a outra que é fortalecer seu networking. Afinal, pode ser nestes cursos de aperfeiçoamento que você irá conhecer seu futuro sócio ou chefe, por exemplo. Foi o que aconteceu com Larry Page, criador do Google. Aluno da Universidade de Stanford, foi em um grupo de estudo que ele conheceu Sergey Brin, seu futuro parceiro e sócio no Google.

Estar antenado com as tendências e com o que o mercado de trabalho procura tem que estar no radar também. No início deste ano, o Fórum Econômico Mundial elencou as 96 profissões do futuro separadas por áreas.

Os primeiros lugares em cada área são: Saúde, Especialista em Transcrição Médica; Dados e inteligência artificial: especialista em inteligência artificial; Engenharia e computação em nuvem: Engenheiro de estabilidade de site; Economia verde: Técnico de sistemas de gás de aterro/metano; Pessoas e Cultura: Recrutador de Tecnologia da Informação; Desenvolvimento de produtos: Product Owner; Vendas, Marketing e Conteúdo: Assistente de Mídia Social.

Ter qualidades “comportamentais” como dedicação e ética também é ideal para ter uma carreira de sucesso. Um exemplo é a empresária Luiza Helena Trajano. Uma das primeiras ações que tomou ao se tornar proprietária do Magazine Luiza foi investir no microcrédito, para levar seus produtos para a população brasileira com menor poder aquisitivo. A empresária sempre credita seu sucesso aos seus colaboradores. Tanto que o Magazine Luiza foi eleito como revista Forbes como um dos melhores lugares do Brasil para se trabalhar.

O UniBrasil oferece 26 cursos presenciais de graduação, pós-graduação latu sensu e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito para dar um upgrade na carreira. Além desses cursos, o UniBrasil tem o UniLab, que é um laboratório de práticas voltado para cursos livres. Eles trazem um viés mais técnico, mais específico e abrangem diversas áreas como Administração, Comunicação e Saúde.

Saiba mais no site www.unibrasil.com.br