Descubra a importância do estágio na formação do Arquiteto Urbanista
| Foto:
  • Por UniBrasil
  • 09/02/2022 17:26

O estágio é o primeiro passo para o crescimento profissional para qualquer profissão. Essa experiência é o que proporciona o desenvolvimento do estudante na carreira em que ele quer seguir. Além de poder colocar em prática o que aprende na teoria dentro da sala de aula, o aluno pode começar a construir a carreira profissional.

Essa atividade, remunerada ou não, também é importante para que se crie um networking. A troca de conhecimentos e o contato com outros profissionais faz toda diferença durante e após formação, quando o arquiteto urbanista terá que procurar emprego.

4 dicas para conseguir um estágio

Sem dúvidas o estágio é extremamente importante na formação do Arquiteto Urbanista, confira agora algumas dicas para se destacar.

  1. Use toda a oportunidade dentro da sala de aula
    Ter uma boa trajetória acadêmica é um grande diferencial na hora de conseguir um estágio. Como normalmente essa é a primeira experiência pré-profissional na área e não tem como saber como eram em trabalhos anteriores, o histórico do aluno na faculdade passa a fazer parte da avaliação no processo seletivo.

    Participar de projetos de pesquisa, monitorias e eventos na área pode ajudar na hora de conseguir uma vaga.

  2. Busque aprender cada vez mais
    Ir além do conteúdo repassado na sala de aula é fundamental para você se desenvolver na área e se sobressair dos demais concorrentes. Aprender a utilizar as ferramentas para desenhos utilizadas na Arquitetura e Urbanismo é fundamental. Fica a dica de olhar para frente, ferramentas que estão começando ou não necessariamente estão totalmente implementadas no mercado, mas em crescimento, como o BIM. O lado positivo é que muitos programas, para estudantes, ou cursos e tutoriais estão disponíveis online e de forma gratuita.

  3. Trabalhe também as habilidades interpessoais
    Saber o conteúdo, a teoria e a prática, sem dúvidas é muito importante. Mas outra questão que é analisada criteriosamente no mercado de trabalho são as softs skills ou habilidades de comportamento. No caso do arquiteto e urbanista, criatividade, comunicação eficiente e saber trabalhar em equipe são fatores importantes que devem ser desenvolvidos.

  4. Portfólio
    Ter um bom portfólio é um pé dentro da sua vaga tão desejada de estágio. Para construção de um portfólio ideal você deve observar o que quer transmitir com ele. Importante ser coerente e transparecer quais são suas habilidades mais fortes bem como quais são seus melhores trabalhos acadêmicos e projetos paralelos, dentro da área. Aproveito aqui para mencionar que quando falo em trabalhos paralelos, estou falando de concursos para acadêmicos que acontecem com grande frequência e são ótimas oportunidades de mostrar pró atividade e desenvolver portfólio com possibilidades interessantes de premiações, destaque na mídia e visibilidade junto aos arquitetos e urbanistas do mercado.

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UniBrasil Centro Universitário possui o Núcleo de Práticas Experimentais - NPE que funciona como uma extensão das atividades, tanto da parte teórica quanto da parte prática.

Com o auxílio de professores orientadores, os alunos que participam do NPE realizam trabalhos para a própria instituição e para a comunidade. São projetos de interiores, pesquisas de viabilidade, divulgação através de representação arquitetônica, entre outros, que auxiliam no desenvolvimento profissional.

Clique e conheça mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do UniBrasil no site.