Profissões do futuro: como as carreiras na saúde vão mudar o mercado de trabalho?
| Foto:
  • Por UniBrasil
  • 24/06/2020 19:51

Nesse momento, mais do que nunca, é possível ver a importância de todos os trabalhadores da saúde. Nos Hospitais, clínicas e laboratórios são muitos profissionais que se esforçam diariamente para melhorar e salvar vidas. A tendência é que essa necessidade só cresça nos próximos anos. Por isso, quem escolher agora uma carreira na área ganha uma vantagem quando o assunto é oportunidade de trabalho.

A população está envelhecendo, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que em 2050, o mundo terá mais de 2 bilhões de idosos. O crescimento dessa parcela de pessoas, também aumentará a urgência por serviços de saúde como exames, consultas e atendimentos.

No Brasil, o número de pessoas idosas já ultrapassou a previsão do IBGE. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2017 aponta que 14,6% da população brasileira têm 60 anos ou mais, o que equivale a 30,3 milhões de pessoas. Com o aumento veloz desse grupo de pessoas, fisioterapeutas, cuidadores, médicos, enfermeiros e afins terão mais chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

No entanto, é valido lembrar que as profissões da saúde exigem vários conjuntos de habilidades. Os que desejam embarcar nessas carreiras precisam considerar a busca contínua por capacitação e a necessidade de estar constantemente se atualizando com novas técnicas e procedimentos.

Qualidade de vida e bem-estar

Ainda que os médicos e enfermeiros sejam os primeiros quando se pensa em saúde, existem muitas outras carreiras que crescem em relevância e necessidade no mundo.

A Biomedicina, por exemplo, é responsável por pesquisas sobre doenças e diagnósticos clínicos, em hospitais, laboratórios e até mesmo na indústria. Com a chegada de novas tecnologias, a tendência é que o cenário aqueça ainda mais, principalmente com o surgimento de outras especialidades, como a biomedicina estética, que pode criar pesquisas em busca de avanços e novos procedimentos.

A qualidade de vida também tem ganhado destaque, colocando em evidência a Educação Física e a Nutrição, por ajudarem a elevar a vitalidade e prevenir o desenvolvimento de doenças. Assim como a Psicologia que ganhou grande importância na preservação da saúde mental e no combate a depressão e outras condições.

Outra área com grande prospecção para o futuro é a Fisioterapia. Além de atuar com reabilitação, a carreira tem oferecido oportunidades na prevenção de lesões, como em assessorias esportivas, empresas e na especialidade em gerontologia.

Esses exemplos mostram uma mudança no comportamento da sociedade e em como as pessoas estão buscando cada vez mais serviços que possam elevar a saúde de uma forma geral.

Onde encontrar cursos de qualidade?

O UniBrasil, é reconhecido com a nota máxima 5 pelo MEC e conta com vários cursos que vem ganhando destaque no mercado. O futuro aluno poderá escolher entre graduações de Biomedicina, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Medicina Veterinária.

Conheça alguns cursos da Escola de Saúde do UniBrasil.

O Centro Universitário também conta com especializações que capacitam profissionais para o mercado de trabalho. A instituição ainda conta ampla infraestrutura com inúmeros laboratórios para práticas da graduação, projetos de extensão, projetos integradores (alunos X realidade da profissão), metodologias ativas e corpo docente formado por 80% mestres e doutores, tudo isso, para formar os profissionais do futuro.