Saiba como escolher a melhor faculdade para você estudar
| Foto: ShutterStock
  • Por UniBrasil
  • 22/09/2020 12:32

Você sabia que no Brasil existem 296 instituições de educação superior públicas e 2.152 privadas? E que elas ofertaram 35.380 cursos de graduação e 63 cursos sequenciais? Os dados são do Censo de Educação Superior 2017 (último atualizado) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Diante de tantos números, fica difícil escolher apenas uma, não é?

Ah! E sabia que ainda existem diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade? Segundo o Ministério da Educação (MEC), faculdade é a base. Geralmente ela é focada em uma determinada área e não tem a obrigação de oferecer pesquisas. Precisa de autorização do MEC para criar novos cursos.

O centro universitário oferece mais cursos do que a faculdade, mas é normalmente menor do que uma universidade. Tem autonomia para criar novos cursos sem precisar de autorização do MEC. Pode promover atividades de ensino e extensão e também pesquisas, mas não tem obrigação. No mínimo um terço dos professores tem mestrado ou doutorado.

A universidade oferece mais cursos. Tem produção intelectual cultural e científica e no mínimo quatro programas de pós-graduação stricto sensu, sendo pelo menos um de doutorado. No mínimo um terço dos professores tem mestrado ou doutorado.

Então, como escolher?

O primeiríssimo passo é saber se a escola é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer Educação Superior. Você pode consultar a situação no site do MEC http://emec.mec.gov.br

Se você quiser saber sobre a reputação dos professores, se informe sobre os nomes dos principais e olhe o currículo deles na plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), banco de dados de docentes e pesquisadores.

Visite a faculdade. Normalmente, elas oferecem visitas guiadas (em tempos de pandemia, algumas oferecem um tour virtual). Informe-se se elas dispõem de laboratórios especializados, clínicas-escolas, empresas juniores e estúdios.

Uma boa faculdade normalmente tem ações voltadas para a comunidade. Certifique-se de que ela oferece isso.

Também vale pesquisar a localização e a estrutura que oferece – o estacionamento é amplo? Tem bicicletário? Tem vagas para deficientes?

Aposte nos diferenciais, como opção de intercâmbio e central de estágios e empregos. Além disso, veja se ela oferece disciplinas optativas, atividades extracurriculares ou formação continuada no exterior.

E um dos principais. Para quem tem interesse em bolsas, verifique se a instituição tem ou aceita programas de financiamento, como Fies. Desconfie de escolas que oferecem inúmeros benefícios e descontos exorbitantes. Nem sempre elas cumprem o que prometem.

Tradição no ensino

O UniBrasil tem 20 anos de know how no ensino superior. Com corpo docente qualificado (80% deles têm título de mestre ou doutor), ela oferece câmpus com cerca de 150 mil metros quadrados, biblioteca com mais de 100 mil títulos e amplo estacionamento gratuito (com bicicletário).

O UniBrasil foi muito bem avaliado pelo Inep recentemente. Levando em conta a maioria dos aspectos avaliados pelo Índice Geral de Cursos (IGC), o UniBrasil conquistou o índice 4, em uma escala que varia de 0 a 5. Isso significa que o UniBrasil está entre as 23% melhores instituições de ensino superior do país. A instituição ainda tem nota máxima junto ao MEC.

Com 26 cursos de graduação presencial, 28 cursos EaD, diversos cursos de pós-graduação, além de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, o UniBrasil ainda tem convênio com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná), oferece intercâmbio acadêmico e tem convênios internacionais.

A instituição tem Vestibular Agendado, com provas online todos os dias. O ingresso também pode ser feito utilizando a nota do ENEM. O UniBrasil ainda oferece programas de crédito educativo, como ProUni, Fies, Estude e PraValer.

Saiba mais em www.unibrasil.com.br