Faculdade de Direito UniBrasil
Faculdade de Direito UniBrasil| Foto: Divulgação
  • Por UniBrasil
  • 04/08/2020 16:28

A advocacia é uma das mais antigas profissões do mundo. Alguns teóricos defendem que ela teria surgido com os grandes oradores como Demóstenes e Sócrates por causa da persuasão e retórica que utilizavam. No Brasil, os primeiros cursos jurídicos surgiram em 1827 com a criação da Faculdade de Direito do Recife e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

E apesar de a formação em Direito ser tão antiga, continua sendo uma das mais concorridas e promissoras. Um dos motivos é que a gama de possibilidades profissionais do bacharel em Direito é imensa. Além disso, a partir da sua formação universitária, o bacharel se torna apto a conhecer e aplicar as regras jurídicas fundamentais na convivência social.

Tecnologia e informação

De acordo com números da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Brasil tem 1,2 milhão de advogados e mais de 1,7 mil cursos de direito em funcionamento. Só nos últimos cinco anos, 407 mil novos profissionais ingressaram na advocacia.

Porém, da mesma forma que os números de alunos e profissionais aumentam, cresce também o número de áreas nas quais eles podem atuar. Atualmente, muitas delas são relacionadas à tecnologia e segurança de dados.

De um levantamento feito pela Revista Exame, das oito tendências para o Direito, três são relacionadas à tecnologia: o advogado especializado em cibersegurança, o advogado especializado em criptomoedas e o diretor de proteção de dados (que não exige necessariamente formação em Direito, mas é importante se houver). As três demandam especialização.

Duas outras áreas ficaram em voga no momento. Por causa da Lei Anticorrupção e a Operação Lava a Jato, a área de Compliance ficou mais atrativa. Os advogados especializados nesta área são responsáveis por fazer com que as empresas cumpram a legislação, que ficou mais complexa. O Direito Trabalhista também continua em alta. Principalmente por conta da Reforma Trabalhista aprovada em 2017.

E outra área que nunca deve sair do radar dos bacharéis é o Direito Tributário por causa do complexo sistema tributário brasileiro.

Vale lembrar que o bacharel de Direito ainda pode atuar como Magistrado, Promotor de Justiça, Procurador do Estado, Procurador da República, Advogado Geral da União, Delegado, Defensor Público, Assessor ou Consultor Jurídico e Professor Universitário.

Novas habilidades

A advocacia também sofreu impactos com a pandemia da COVID-19. Tanto que foi um dos temas do I Congresso Digital Covid-19: Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia, organizado pela OAB e pela ESA (Escola Superior de Advocacia) Nacional.

Um dos participantes, José Augusto Araújo de Noronha, diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, comentou que o futuro vai demandar menos contato entre as pessoas - por causa de uma advocacia mais virtual - e cada vez mais especialização. Porém, ele ressaltou que a sensibilidade humana sempre será necessária.

O filósofo Leandro Karnal reforçou que os jovens profissionais precisarão ter a habilidade de lidar com a inovação e citou a inteligência artificial que vai ajudar na busca de informações de forma mais rápida.

20 anos de história
20 anos de história| Divulgação

20 anos de história

A história do UniBrasil se deu justamente com a criação do curso de Direito no ano 2000. Atualmente ele possui Conceito 4 (escala de 1 a 5) na última avaliação do MEC, é estrelado no GUIA do Estudante da Editora Abril e tem um índice de aprovação no Exame da Ordem acima da média nacional.

O curso do UniBrasil sempre se destacou por formar profissionais reconhecidos no mercado, muito graças ao know how do corpo docente, que conta com juízes, promotores e advogados, sendo, a maioria, mestres e doutores. Outro destaque é a matriz curricular atualizada conforme as novas demandas do mercado de trabalho.

Para fazer com que os alunos sintam a realidade do curso mais de perto, há outros diferenciais, como o serviço de atendimento jurídico à comunidade; atividades práticas como clínicas especializadas - mediação, família e sucessões, civil e penal - e ainda o Programa de Educação Tutorial, no qual são selecionados alunos que dedicam-se à atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvendo trabalhos científicos e de extensão com a comunidade.

O UniBrasil ainda tem um conceituado programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) com professores que lecionam na graduação.

Conheça mais sobre o curso de Direito no site www.unibrasil.com.br