Volta às aulas presenciais: pontos importantes para o retorno do convívio escolar
| Foto: Divulgação
  • Por UniBrasil
  • 18/02/2022 18:05

Após muitas dúvidas sobre o retorno efetivo das aulas presenciais, o ano letivo 2022 começa com muitos desafios. Nesta nova realidade escolar alguns pontos são importantes, sendo o “acolhimento” da escola para com os alunos e pais o grande diferencial.

O elo entre escola e família faz toda a diferença para garantir o bem-estar e adaptação do aluno no ambiente escolar.  As práticas pedagógicas devem engajar conhecimento, convívio social e emocional para o estudante neste início de retomada.

Há uma série de fatores essenciais para o retorno das aulas presenciais, uma delas é continuar as medidas de restrições contra o Coronavírus e outras doenças respiratórias, o que acaba vindo de encontro com o “acolhimento”.

A coordenadora do curso de Pedagogia do UniBrasil Centro Universitário, Andrea Mayer Veiga, explica como os docentes devem agir neste início de ano letivo “Sem dúvidas, o ponto mais importante é o acolhimento. Neste retorno os professores devem fazer muitas atividades de escuta, promover o diálogo, bem como rodas de conversas, para que ele ouça e observe a realidade de cada aluno”, ressalta a pedagoga.

Adaptação escolar

Nas primeiras semanas é necessário que o docente evite a inserção de conteúdos e de grandes atividades de registro, para que a criança se sinta acolhida e feliz. Esse momento recria o vínculo com a aprendizagem depois de um grande período de férias é o que explica a professora do curso de Pedagogia do UniBrasil, Mariana Medeiros Trautwein  “ A autoestima é essencial para o processo de aprendizagem, portanto neste começo os professores devem realizar mais atividades lúdicas com uso de jogos e brincadeiras que proponham o reconhecimento de conceitos prévios e com diferentes níveis de dificuldades para conhecer as particularidades dos estudantes, assim o professor permite que todos sintam-se capazes e competentes”, ressalta a professora especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Participação efetiva da família

Esse período de adaptação e normalização na escola traz muitos desafios para os professores, por isso é importante que a família tenha uma participação efetiva na vida escolar do aluno, para que em conjunto atuem em prol do estudante. Atitudes simples dos pais em conversar com os filhos fazem diferença no desenvolvimento do aluno, um exemplo é “o retorno da família pela agenda ou conversas, além de participação no que se refere a dialogar com o estudante sobre seu dia e o que aprendeu na escola, essas são formas simples de valorizar as experiências das crianças e dar segurança para que ela possa vivenciar a escola com alegria”, observa a professora Mariana Medeiros.

O professor pedagogo é uma figura fundamental na escola. Neste momento, tem o papel fundamental de planejar o retorno efetivo dos seus alunos, para que eles se sintam acolhidos, seguros e prontos para aprender. Para tanto, uma boa formação acadêmica é fundamental para que ele exerça seu papel no ambiente escolar. O UniBrasil oferece o curso de pedagogia o qual propõe uma formação integrada de pedagogo e gestor, de professor para a Educação Infantil, e anos iniciais do Ensino Fundamental, o que possibilita uma melhor compreensão da educação como prática social e de sua contribuição para o desenvolvimento do trabalho coletivo escolar  em diferentes espaços educativos, tornando o um cientista da educação.

Saiba mais no site www.unibrasil.com.br