A UniCesumar conta com laboratórios equipados com toda a tecnologia necessária para que o acadêmico possa realizar todos os procedimentos necessários.
A UniCesumar conta com laboratórios equipados com toda a tecnologia necessária para que o acadêmico possa realizar todos os procedimentos necessários.| Foto: Divulgação
  • Por Unicesumar
  • 13/01/2022 09:57

Começo de ano é o período ideal para fazer o balanço do que deu certo no ano que passou e traçar novos planos para os próximos 12 meses. E isso inclui todas as áreas da vida, a saúde e o investimento na carreira. E esse é um dos aspectos que mais preocupam hoje em dia, em função das exigências e da concorrência do mercado de trabalho. Além disso, mais do que nunca as pessoas estão buscando descobrir novos talentos e investir em áreas que nunca tinham atuado. No Paraná, a UniCesumar oferece cursos de graduação no formato presencial em quatro cidades: Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa.

Segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo Survey Monkey, nove em cada dez brasileiros estão infelizes em seu atual ambiente de trabalho. Investir em uma graduação é sempre uma oportunidade de expandir os conhecimentos e a rede de relacionamentos. Diversos estudos confirmam que o diploma universitário contribui para aumentar a empregabilidade e a remuneração dos trabalhadores.

No caso dos cursos presenciais, há ainda a vantagem de se expandir o círculo social, ampliar o networking e uma maior facilidade de conseguir um emprego e permanecer nele. Na UniCesumar, são 60 cursos de graduação nos quatro campi presenciais do Paraná, além de cursos na área da saúde em Corumbá (MS), como Medicina, Biomedicina e Ciências Biológicas.

INGRESSO

A UniCesumar conta com laboratórios equipados com toda a tecnologia necessária para que o acadêmico possa realizar todos os procedimentos necessários.
A UniCesumar conta com laboratórios equipados com toda a tecnologia necessária para que o acadêmico possa realizar todos os procedimentos necessários.| Crédito: Divulgação

Para ingressar na universidade, existem três caminhos para os candidatos: o vestibular online, no qual o candidato faz uma redação que engloba os assuntos que o estudante aprendeu no ensino médio; nota do Enem, válida para as notas das edições de 2011 a 2020 e histórico escolar. A única exceção é o curso de Medicina, que já teve o processo encerrado para o primeiro semestre de 2022 e que terá novo vestibular no meio do ano.

Alunos que já têm um diploma de curso superior reconhecido pelo MEC podem se matricular nos cursos oferecidos com condições especiais e sem precisar fazer a prova do vestibular – exceto Medicina. Aqueles que querem trocar de faculdade e estudar na UniCesumar, podem optar por continuar fazendo o mesmo curso em que estava matriculado ou escolher outro curso de uma área afim, aproveitando as disciplinas já cursadas. Neste processo também não é necessário fazer a prova do vestibular.

A diretora do campus da UniCesumar em Curitiba, Cristiane Mello David, fala que está no DNA da universidade a busca da qualidade na formação de seus alunos. Para isso, a instituição conta com professores altamente qualificados e estreito laço com a parte prática da vida profissional. “Desde o início da graduação os alunos têm vivências aplicadas da profissão para que possam colocar em ação todo o conhecimento que recebem durante as aulas”, destaca.

Cristiane enfatiza que esse, inclusive, é um dos diferenciais da UniCesumar: formar o acadêmico de acordo com as demandas e necessidades da comunidade. Ao longo da graduação, os estudantes passam por diversas experiências para aprimorar os conhecimentos e entrar em contato com o cotidiano das futuras profissões escolhidas. Ela conta que a universidade oferece até mesmo um projeto que permite ao acadêmico planejar e programar seu futuro pessoal e profissional para alcançar os objetivos propostos.

VIDA REAL

A diretora ressalta que quando a vida acadêmica é intensa, mas pensada para que o acadêmico possa dosar a teoria e a prática, relacionando-se com o mercado de trabalho ainda na formação, isso permite que ele se veja como profissional ainda quando está na universidade. “O mercado está muito atento ao que as universidades vêm fazendo e ao tipo de profissional que elas estão formando. A UniCesumar hoje ocupa um espaço em que o mercado consegue vislumbrar a qualidade desses alunos ao sair, devido ao grande vínculo que eles têm com a prática e às práticas realizadas internamente nos laboratórios e clínicas, mas também atendendo nos diversos espaços disponibilizados”, pontua.

Segundo ela, dessa forma o acadêmico cria um vínculo bastante estreito e o mercado começa a observar a qualidade desses alunos, a partir de seus projetos e avaliações. Cristiane explica que todos os projetos realizados na instituição estão vinculados aos Objetivos e Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). “A proposta permite que os acadêmicos se vejam como agentes transformadores de problemas reais e concretos que a comunidade vai trazer”, observa.

O campus da UniCesumar em Curitiba, por exemplo, conta com 22 mil metros de área construída. São clínicas e laboratórios equipados com alta tecnologia, além de outras estruturas de atendimento.

Em 2021, acompanhados por seus professores, os alunos da instituição realizaram mais de 3 mil atendimentos em fisioterapia (incluindo pacientes pós-covid), 1,5 mil atendimentos de análises clínicas, 2 mil atendimentos em odontologia, 500 em nutrição, entre outras modalidades de atendimento, como na clínica veterinária, com mais de 350 registros, incluindo cirurgia em pequenos animais.