Primeiro curso particular de Direito no Paraná, o UNICURITIBA tem conceito máximo do MEC (nota 5), selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições e é referência na área de Relações Internacionais. Atualmente, mantém dois campi e mais de 70 opções de graduação e pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado.
Primeiro curso particular de Direito no Paraná, o UNICURITIBA tem conceito máximo do MEC (nota 5), selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições e é referência na área de Relações Internacionais. Atualmente, mantém dois campi e mais de 70 opções de graduação e pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado.| Foto: Divulgação/UNICURITIBA
  • Por Unicuritiba
  • 12/08/2020 17:26

“A vida pode ser compreendida olhando-se para trás, mas deve ser vivida olhando-se para frente.”  Quando disse essa frase, há mais de 150 anos, o teólogo e filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard (1813-1855) jamais poderia supor quão bem ela se encaixaria, em pleno século 21, ao momento vivido pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA.

Ao completar sete décadas como referência no ensino superior brasileiro, a instituição – que desde o ano passado faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais particulares do país – se mostra pronta para mais 70 Anos de Futuro.

Nesse semestre, pela primeira vez em sua história, realizou a colação de grau remota de mais de 350 formandos. A solenidade por videoconferência foi necessária em virtude das medidas de segurança contra a Covid-19, prova de que - independentemente das circunstâncias - tradição, experiência e modernidade caminham juntas.

“Nossa história bem-sucedida começou em 1950 e, desde então, estamos cumprindo a missão de formar profissionais de diversas gerações. O mundo está em transformação e a sociedade almeja mudanças. Todos que saem do UNICURITIBA estão preparados para a construção de uma história melhor”, afirma o reitor Arnaldo Rebello.

Convidado para deixar sua mensagem aos formandos do curso de Direito e Relações Internacionais, o professor doutor Ives Gandra Martins, 85 anos, também usou a internet para deixar conselhos a todos os estudantes, reforçando conceitos como o lifelong learning e a necessidade de desenvolver competências socioemocionais.

Formado em Direito há 62 anos e professor universitário há seis décadas, o mestre resumiu em três conselhos o que considera essencial aos jovens profissionais. Em primeiro lugar, lembrou: “O mundo é de lutas, mas nunca percam o sentido ético da profissão. A ética é fundamental.”

A simplicidade, continuou dr. Martins, é o segundo ponto indispensável. “Ciência não se faz com vaidade, se faz com verdade.” Patrono regente do curso de pós-graduação lato sensu em Advocacia Tributária da Escola Brasileira de Direito – EBRADI, o jurista, advogado, parecerista e autor de obras jurídicas disse, por fim: “Estude. Estude sempre, tenha a idade que tiver. Bons cidadãos e profissionais excelentes precisam estudar sempre, sem parar. O futuro do Brasil depende das novas gerações.”

De pai para filhos

Professor do UNICURITIBA desde 2003, o desembargador do Tribunal de Justiça (TJ-PR) Mário Luiz Ramidoff delegou ao Centro Universitário Curitiba a formação dos três filhos.

“Não poderia ser diferente. Conheço a história da instituição, meus colegas são professores sérios e competentes, do mais alto nível e há um cuidado extremo com a formação de cada estudante. Somos uma família e isso me permite confiar, com tranquilidade, a formação dos meus filhos ao UNICURITIBA”, afirma.

Uma jornada, conta o professor, capaz de enchê-lo de orgulho. Assessora na Defensoria Pública, Luísa Munhoz Bürgel Ramidoff foi a primeira a seguir os passos do pai na área jurídica. Depois da graduação em Direito, fez pós-graduação, mestrado e, atualmente, é aluna especial no doutorado. Tudo no UNICURITIBA.

Henrique Munhoz Bürgel Ramidoff também cursou Direito, seguido de pós-graduação e mestrado com dupla certificação graças a um convênio da instituição com a Universidade de Girona, na Espanha. Advogado, deve fazer agora um duplo doutoramento.

O caçula – estagiário no Ministério Público – segue os mesmos passos. Estudante de Direito, Guilherme Munhoz Bürgel Ramidoff já é procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (futsal) e auditor de futebol de campo do TJD.

“Eles entraram na área jurídica por influência minha, confesso, mas acabaram se apaixonando. Viram que eu adoro o que faço, sou apaixonado, estudo sempre, escrevo livros, artigos, dou aula, vou a congressos internacionais, não paro. E eles estão sempre comigo. Eles têm orgulho de mim e eu, deles”, garante o pai-professor.

Professor do Centro Universitário Curitiba há 17 anos, o desembargador do TJ-PR Mário Ramidoff (ao centro) e a esposa Regina Lúcia (à direita) confiam ao UNICURITIBA a formação dos três filhos.
Professor do Centro Universitário Curitiba há 17 anos, o desembargador do TJ-PR Mário Ramidoff (ao centro) e a esposa Regina Lúcia (à direita) confiam ao UNICURITIBA a formação dos três filhos. | Foto: Bebel Ritzmann

Para a educação, o futuro chegou!

Conceitos como lifelong learning e ensino híbrido, desenvolvimento de hard e soft skills, valorização de competências e habilidades socioemocionais, uso de tecnologias, aproximação com outras universidades e instituições, atividades práticas desde o início do curso, interação com o mundo do trabalho, protagonismo para a condução efetiva de um projeto de vida e carreira: nada disso é novidade para o Centro Universitário Curitiba.

Isso porque o UNICURITIBA entende que quanto maior for visão de mundo que proporciona aos seus estudantes, melhor irá prepará-los para futuro. Na avaliação do reitor Arnaldo Rebello, as profissões estão passando por profundas transformações e é natural, desejável e necessário que as instituições de ensino superior acompanhem essas mudanças.

“Tudo deve ser pensado para a formação de jovens capazes de transformar o mundo. Nosso papel é fazer com que a educação seja esse caminho. Não há muito mais o que esperar. Quando se fala em educação do futuro, estamos, na verdade, falando de agora. Para instituições como a nossa, em que a tradição, a qualidade e a excelência conquistadas ao longo de 70 anos são valorizadas e levadas a sério, o futuro já chegou”, diz.

Conexões que rompem fronteiras

Universidades conectadas ao mundo do trabalho já entenderam que o processo de aprendizagem vai além da sala de aula física. O ambiente de ensino não tem mais fronteiras e o conceito de globalização nunca foi tão palpável.

Em instituições do ensino que já exercem um modelo de educação do futuro, não é mais necessário esperar pela formatura para vivenciar a prática da profissão. É cada vez mais comum que centros de ensino superior mantenham parcerias com instituições internacionais ou empresas que recebam estudantes de outros países para cursos ou estágios.

No caso de formações on-line, a Universidade de Harvard e o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) são apenas dois exemplos de quem disponibiliza inúmeros programas, assim como empresas nascidas no Vale do Silício, que comumente abrem suas portas para receber jovens talentos.

Desta forma, os currículos deixam de ter apenas diplomas de graduação e pós-graduação e agregam outras formações, com os chamados nanocertificados (ou nanodegrees – conceito desenvolvido pela Udacity - conhecida no Brasil como a Universidade do Vale do Silício – uma organização educacional criada a partir de um experimento na Universidade de Stanford).

Experiência internacional no currículo

O estudante do 8º semestre de Administração de Empresas do UNICURITIBA, João Pedro Santos Carvalho, entendeu como agregar valor à sua jornada de conhecimento. O jovem ainda nem se formou, mas o currículo já tem uma certificação da Universidade Politécnica da Cataluña.

Graças à parceria do UNICURITIBA com a instituição espanhola e às infinitas possibilidades do ensino híbrido (que alia aulas presenciais e digitais), ele conseguiu fazer um curso internacional sem sair do Brasil.

Durante um ano, o estudante participou do projeto Management Hand’s On. O curso gratuito foi realizado presencialmente no campus do UNICURITIBA, nos laboratórios de Finanças e Informática, com interação on-line com professores espanhois. A oportunidade, na avaliação do estudante, foi perfeita.

“A experiência foi muito positiva e ampliou minha visão de mundo. Tivemos acesso a outra cultura, outra realidade, outro idioma e muito conhecimento. Mesmo a distância, conhecemos um país diferente, além de trabalhar no tema da pesquisa, que era energia solar e paineis solares no Brasil”, conta.

Toda a “bagagem” adquirida durante o curso, incluindo a experiência internacional e, principalmente, a certificação de uma instituição superior internacional, continua Carvalho, representa um diferencial imenso.

“O mundo do trabalho é cada vez mais competitivo e ter um um aprendizado voltado à prática, que complemente a teoria de qualidade oferecida na graduação, faz toda a diferença. Agora imagine se vier somado à uma experiência internacional no currículo”, comemora.

O estudante de Administração do UNICURITIBA é enfático: “Cursos como esse são extremamente importantes para jovens profissionais do futuro que buscam formação internacional de qualidade sem sair do país. Oportunidades como essa tornam o UNICURITIBA uma instituição com mais relevância e qualidade no ensino”, conclui João Carvalho.

Serviço:

Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA

Contatos: apd@unicuritiba.edu.br ou (41) 99162-8317

Facebook: www.facebook.com/unicuritiba

Instagram: @unicuritiba_oficial