Mais do que o conhecimento científico sobre a matéria, um bom professor também domina métodos e técnicas de ensino que podem potencializar a aprendizagem e interesse do aluno
Mais do que o conhecimento científico sobre a matéria, um bom professor também domina métodos e técnicas de ensino que podem potencializar a aprendizagem e interesse do aluno| Foto: Shutterstpck
  • Por UNIFATEC
  • 20/12/2021 19:24

Ambos professor e aluno assumem um papel ativo no processo de aprendizagem. Essa relação e colaboração pode fazer toda a diferença e ter um impacto muito positivo no desenvolvimento e interesse do aluno pela matéria ou profissão.

Além de ter o conhecimento científico do assunto que desenvolve com os alunos, um professor qualificado também domina métodos e técnicas de ensino. Tão importante quanto alinhar prática e teoria para promover conhecimento com eficácia, o acompanhamento do professor pode potencializar o processo de ensino.

Por isso, alunos que aprendem por meio de métodos e estratégias que vão além da sala de aula apresentam melhor compreensão da matéria ensinada.

Ensino mais dinâmico e interessante

Seja online ou presencial, o ensino está constantemente passando por mudanças, especialmente em decorrência do crescimento do ensino a distância e novos formatos de aula. De qualquer maneira, as duas formas podem ser envolventes e práticas.

Uma das principais formas de tornar o ensino mais dinâmico é o acompanhamento do professor com os alunos além da aula. O professor precisa entender as necessidades dos alunos e o material didático proposto para desenvolver um conteúdo mais intuitivo e que facilite o processo de ensino e aprendizagem.

Professores que trabalham desenvolvendo metodologias de engajamento para alunos possuem características de um bom profissional. Na UNIFATEC, por exemplo, o papel dos professores não se limita a simplesmente transmitir informações, mas a apresentar soluções práticas que contribuam para a formação profissional do aluno.

Conheça as opções de graduação e pós-graduação da UNIFATEC

O processo de ensino está passando por mudanças, seja online ou presencial, ele deve se manter envolvente e prático.
O processo de ensino está passando por mudanças, seja online ou presencial, ele deve se manter envolvente e prático.| Shutterstock

Entre as vantagens do acompanhamento do professor com o aluno estão:

  • Otimização do desempenho dos universitários;
  • Aumento de confiança do aluno. Alunos mais confiantes, que engajam nas aulas, possuem mais curiosidade sobre os temas abordados em sala, resultando também em um ensino mais interativo;
  • Melhora o desempenho em matérias que o aluno possui mais dificuldade;
  • Ajuda a organização e a produtividade do universitário nos estudos.

Na UNIFATEC, o processo de ensino compreende que as pessoas aprendem no seu tempo, por isso acolhe os alunos para terem contato próximo com os coordenadores e professores, assim como realiza projetos com o auxílio da equipe acadêmica.

Algumas características que você encontra nos professores da UNIFATEC são a habilidade de relacionamento interpessoal, conhecimento dos temas abordados além de técnicas de ensino, dedicação e senso de responsabilidade.

Se você quer saber mais como funciona o ensino da UNIFATEC e os cursos oferecidos, acesse o nosso site.