Além de versáteis, os containers são confortáveis para a rotina acadêmica dos alunos.
Além de versáteis, os containers são confortáveis para a rotina acadêmica dos alunos.| Foto: Divulgação
  • Por UNIFATEC
  • 06/01/2022 15:29

Inovar não é mais um diferencial, mas uma questão de sobrevivência. Por isso que, quando analisamos o DNA das empresas consideradas inovadoras, percebemos que elas têm algumas características semelhantes. Entre elas, a preocupação com questões ambientais.

Também nessa linha, algumas instituições de ensino superior buscam preparar os alunos para esta realidade do mercado, inserindo-os em práticas sustentáveis.

É o que o Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba (Unifatec-PR) faz desde sua origem.

Aliás, foi essa preocupação com a sustentabilidade que inspirou o projeto dos cinco campi ecológicos da Unifatec-PR, com salas de aula em containers.

Boas práticas ambientais

Temas como sustentabilidade e ESG (sigla em inglês para “boas práticas ambientais, sociais e de governança”) apontam a direção para a qual o mundo está progredindo.

Enquanto a sustentabilidade integra uma visão complexa e sistêmica, preocupando-se também com equidade, justiça social e desenvolvimento econômico, além de combater e mitigar os impactos ambientais, o ESG diz respeito a um conjunto específico de critérios ambientais, sociais e de governança.

São conceitos diferentes, mas integrados. Isso porque, as empresas e organizações precisam dos ESG para garantirem a sustentabilidade dos negócios junto ao mercado.

Por isso, é preciso formar profissionais com profundos conhecimentos sobre ESG e envolvidos com as boas práticas sustentáveis, capazes de implementar as melhores iniciativas nas organizações.

Reutilização de recursos e materiais

Não temos como falar em campus ecológico sem passar pela sustentabilidade. Esse é um tema recorrente da sociedade e, por isso, muitos dos projetos de iniciação científica e monografias dos cursos da Unifatec são influenciados por ele.

Sendo assim, faz todo sentido promover a reutilização de recursos, materiais e métodos, o que é cada vez mais necessário para um desenvolvimento sustentável.

Os cinco campus ecológicos do centro universitário curitibano são um bom exemplo disso. Com salas de aula estruturadas em containers, a Unifatec reaproveita equipamentos que seriam descartados na natureza após 10 anos de uso nos portos.

A sala em container pode parecer estranha em um primeiro momento, mas é uma impressão que se perde nos primeiros minutos de aula, por ser um espaço bastante confortável, amplo e versátil.

Clique aqui e saiba como começar a sua formação profissional.

Principais atributos dos campus ecológicos da Unifatec

O movimento do Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba para as boas práticas ambientais não é algo do presente. Pelo contrário, a coleta seletiva e reciclagem de latas praticada há muitos anos é um bom exemplo dessa preocupação com a reutilização de materiais e preservação de recursos.

Mesmo antes da pandemia, a instituição já tinha professores que evitavam utilizar papel impresso, dando preferência aos pdfs, acessados pelos smartphones e tablets dos alunos, bem como por computadores do laboratório de informática fixo ou dos laboratórios móveis.

Os containers também funcionam com essa proposta e assume cinco importantes atributos:

  • Eles permitem que o aluno seja inserido no ambiente da tecnologia por ter um formato diferenciado que estimula novas percepções;
  • Os containers são espaçosos e se adaptam com perfeição a diversos formatos de organização do espaço didático;
  • Todo container possui uma história internacional, cruzando o mundo e isso se torna um recurso para ajudá-los a ter uma percepção mais globalizada;
  • Os containers ajudam os alunos a pensarem sobre a responsabilidade ambiental de reutilizar materiais de qualidade para novos fins;
  • Os containers são um exemplo de criatividade, estimulando uma gestão inovadora de espaços e recursos, tanto na carreira como no mundo empresarial.

Uma experiência universitária mais sustentável

O Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação para você, com atividades e projetos inspirados nas boas práticas ambientais, o que é necessário para quem deseja ter uma formação de qualidade e compatível com as exigências do mercado de trabalho.

Clique aqui e conheça todos os cursos da Unifatec-PR que poderão te transformar no profissional desejado pelas empresas e organizações.