Segundo estudos, a principal dificuldade para as empresas na hora da contratação é a falta de competências comportamentais necessárias.
Segundo estudos, a principal dificuldade para as empresas na hora da contratação é a falta de competências comportamentais necessárias.| Foto: Shutterstock
  • Por UNIFATEC
  • 20/12/2021 19:33

Ter uma formação de qualidade é uma grande vantagem quando se busca entrar no mercado de trabalho. Mas, assim como é importante ter o conhecimento técnico, para ser um candidato cobiçado por empresas é necessário possuir habilidades profissionais que ajudem o desenvolvimento da empresa.

As chamadas habilidades comportamentais, soft skills ou talentos híbridos, são as características que as organizações procuram em candidatos.

O estudo “Habilidades 360º”, realizado pelo PageGroup, perguntou para as empresas quais as habilidades mais demandadas. A pesquisa demonstrou que as maiores dificuldades para contratação que as empresas enfrentam é que os candidatos não possuem as competências comportamentais necessárias (61%), e apenas 40% dos entrevistados apontou como dificuldade candidatos que não possuem os conhecimentos técnicos exigidos.

O mesmo estudo demonstrou que o impacto de um colaborador que consegue equilibrar habilidades técnicas e comportamentais é que as empresas sentem que poderão enfrentar melhor os momentos de crise e incerteza e que a organização terá melhores resultados econômicos.

Isso significa que, para as empresas, há candidatos com os conhecimentos técnicos necessários para executar um trabalho, mas estão faltando profissionais com habilidades profissionais que se alinham à missão e ao objetivo da organização. 

Conheça os cursos de graduação e pós-graduação da UNIFATEC e se destaque no mercado de trabalho

Facilidade de comunicação, inteligência emocional, flexibilidade e criatividade estão entre as principais qualidades profissionais que as empresas buscam.
Facilidade de comunicação, inteligência emocional, flexibilidade e criatividade estão entre as principais qualidades profissionais que as empresas buscam.| Shutterstock

Qualidades profissionais que as empresas buscam

Facilidade de comunicação: para as empresas, um colaborador que está aberto ao diálogo é alguém que está mais disposto a ajudar e aprender. Uma boa comunicação faz com que os objetivos estejam alinhados para que, juntos, possam crescer.

Possuir inteligência emocional: a capacidade de uma pessoa entender e identificar seus próprios sentimentos e dos que estão ao seu redor, de ter autoconhecimento, é uma característica cada vez mais solicitada. Quando se trabalha em um ambiente de crescimento e com outras pessoas, a inteligência emocional ajuda na maneira como você lida com conflitos, diferenças e feedbacks.

Ser uma pessoa flexível: o profissional flexível é aquele que consegue se adaptar às mudanças e imprevistos que acontecem no dia a dia no ambiente de trabalho.

Ser uma pessoa criativa: neste momento, não estamos falando apenas de criatividade na criação de conteúdos ou campanhas publicitárias, mas no ambiente de trabalho em geral. Organizações buscam pessoas criativas para conseguirem inovar quando postos diante de um desafio, que sejam capazes de pensar em novas formas de realizar seu trabalho, de mudar seus resultados e de agregar valor às suas atividades.

Como uma instituição de ensino pode ajudar os profissionais

Uma faculdade precisa oferecer todas as ferramentas necessárias para proporcionar uma educação de qualidade, com conhecimentos técnicos, e ensinar habilidades profissionais almejadas pelo mercado de trabalho.

Para entender o que as organizações procuram em um candidato, o Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba (UNIFATEC) possui uma política de acompanhamento de egressos. Ao acompanhar os profissionais que se integraram no mercado de trabalho, a instituição colhe as informações do próprio mercado e repassa esse conhecimento realístico aos estudantes. 1

Assim como o acompanhamento visa entender o que as empresas buscam nos novos profissionais, a UNIFATEC também verifica a qualidade dos cursos da instituição e promove aperfeiçoamento dos próprios cursos, desenvolvendo sempre mais qualidade.  São 22 opções de cursos de graduação, com qualidade comprovada pelo MEC. Para saber mais sobre os cursos e a instituição, acesse nosso site.