Professores e alunos tiveram que se adaptar para manter o processo de aprendizagem durante a quarentena.
Professores e alunos tiveram que se adaptar para manter o processo de aprendizagem durante a quarentena.| Foto: Shutterstock
  • Por UNIFATEC
  • 20/12/2021 19:43

A pandemia do Covid-19 mudou diversas áreas e indústrias, que tiveram que se reinventar para seguir funcionando com a quarentena. Da mesma forma, o setor de educação foi surpreendido, com alunos e professores que tiveram que se adaptar a uma nova rotina e aprender diversas novas ferramentas para aprender e ensinar.

O ensino remoto já era uma realidade

Há muitos anos, o ensino a distância já era uma realidade para muitos adultos e vinha ganhando destaque e se difundindo pelo Brasil. Seja para cursos técnicos, graduação ou pós-graduação, diversos professores e estudantes já estavam habituados aos processos e plataformas do EaD.

Com uma ampla variedade de recursos disponíveis, o EaD oferece praticidade e, muitas vezes, preços acessíveis. Mais do que aulas online, o formato usa diversas mídias e muita interação entre professores e alunos para que o processo de aprendizagem seja de qualidade, mesmo a distância.

Ainda assim, há perfis de estudantes que preferem as aulas presenciais que oferecem diversos outros benefícios, como uma maior abertura à troca de experiência com colegas.

Conheça a UNIFATEC: cursos de graduação presenciais e a distância

O ensino híbrido oferece o melhor dos dois mundos: a flexibilidade do ensino a distância com a vivência do presencial
O ensino híbrido oferece o melhor dos dois mundos: a flexibilidade do ensino a distância com a vivência do presencial| Shutterstock

O ensino híbrido veio para ficar

Apesar de o ensino a distância ter sido a única forma de manter as aulas acontecendo nos meses de isolamento social, aos poucos as atividades presenciais estão retornando e o ensino híbrido promete ser a nova realidade.

As ferramentas de ensino a distância podem contribuir, e muito, com o ensino presencial, assim como eventuais encontros presenciais podem enriquecer a experiência de quem estuda remotamente.

Dessa forma, instituições de ensino estão vivendo uma verdadeira revolução em um curto espaço de tempo. Processos de aprendizagem estão sendo repensados, professores estão se adaptando a novos recursos e didáticas e, finalmente, alunos podem se beneficiar do melhor dos dois mundos – a flexibilidade e facilidade do ensino remoto e a vivência das aulas presenciais.

O Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba (UNIFATEC-PR) conta com cursos de graduação presenciais e a distância e, com a possibilidade de retorno às aulas presenciais, está trabalhando desde o início do ano letivo de 2021 com o ensino híbrido, com algumas aulas transmitidas ao vivo e outras ministradas presencialmente (também transmitida). Prezando pela segurança de todos, a faculdade lançou um protocolo de retorno às atividades presenciais feito pela comissão de biossegurança da instituição. Saiba mais detalhes aqui.