Campanha de prevenção contra o Câncer de Próstata da Unimed Curitiba
Campanha de prevenção contra o Câncer de Próstata da Unimed Curitiba| Foto: Divulgação/ Unimed Curitiba
  • Por Unimed Curitiba
  • 13/11/2019 22:00

Mundialmente, novembro é o Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o 2.º mais incidente em homens no Brasil. Apesar disso, ainda é preciso realizar campanhas para chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como forma de ampliar as chances de cura da doença.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e assintomática, cujo diagnóstico é realizado com base no toque retal – em que o urologista avalia o tamanho e consistência da próstata – e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), no qual é verificada a quantidade de proteína produzida pela próstata.

Mesmo com a grande incidência, o público masculino não tem a cultura de ir ao médico para prevenir doenças e isso faz com que, muitas vezes, os pacientes sejam diagnosticados no momento em que a doença já está em estágio mais avançado. Como o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, a recomendação é que homens com idade acima de 50 anos procurem um médico especialista para realizar o exame e cuidar da sua saúde como um todo por meio de medidas preventivas, como alimentação saudável.

Saiba mais

Sintomas: dificuldade, dor e vontade urgente/repentina de urinar; diminuição do jato da urina; sensação de que a bexiga não esvaziou completamente; dificuldade para iniciar e parar a passagem da urina; necessidade de fazer força para manter o jato; dores na parte baixa das costas ou abaixo dos testículos; disfunção erétil; dor ao ejacular; sangue na urina ou no esperma; fortes dores corporais e ósseas; dor no testículo e sangramento pela uretra. Muitos homens não possuem nenhum sinal da doença durante a vida, então, o importante é cuidar da saúde e procurar um médico para realizar o exame de sangue PSA e toque retal.