Pandemia reforça “tempo de cuidar”
| Foto: Divulgação
  • Por Unimed Curitiba
  • 21/04/2020 20:00

Da noite pro dia o mundo mudou e os efeitos perenes propostos sobre o estilo de vida para o enfrentamento e combate ao COVID-19 apresentam-se por meio de novos hábitos e comportamentos. Entre os mais marcantes, seja no âmbito pessoal ou profissional, a preocupação com o outro.

Cuidar é verbo, mas também é ação. Agora, as pequenas atitudes ganham um peso enorme. O simples ato de lavar as mãos é mais solidário do que dar as mãos. As ruas, sempre lotadas, passaram por um detox de gás carbônico. Os vizinhos que não se falavam, se ajudam. Os papeis se inverteram e os jovens fazem compras para idosos. Aqueles que se afastavam da família por conta do trabalho, agora estão perto.

Em 1º de julho de 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país apresentava uma população total de 210.147.125 pessoas. E são esses milhões de personagens que assumem o papel de protagonistas para lidar com uma questão global, que impacta e traz à luz reflexões sobre o papel de cada um, sobre a união para ajudar nessa fase difícil.

É hora de autocuidado e também de cuidar dos outros. O mundo mudou e para cuidar de quem se ama, é preciso mudar também. Se a regra é ficar em casa, é fundamental cuidar para manter corpo e mente em sintonia, sem exagerar na bebida ou comer o dia inteiro. É necessário fazer escolhas saudáveis, dos alimentos às atividades. É preciso cuidar da mente com meditação e lazer, cuidar do corpo, mesmo em casa. A higiene passa a ser a grande “mãe”, que ajuda a cuidar com carinho de todos.

Para promover a saúde e o bem-estar, incentive a mudança de, pelo menos, um hábito para buscar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, encontrar equilíbrio emocional ou qualquer mudança que faça sentido e seja capaz de transformar o modo de ver esse novo mundo. Agora, é a hora de “Mudar um hábito para combater o coronavírus”, de cuidado e união por essa causa.

Cuidar da mente é primordial para tornar o isolamento mais leve, mantendo a serenidade e a calma. Ainda que morem sozinhas ou estejam distantes da família, o importante é não se sentir só.  Neste momento, é essencial utilizar a tecnologia para promover encontros virtuais, jogos, brincadeiras, leitura, cursos online, dança ou qualquer atividade que te ajude a se manter ativo e presente. Cuide de você e de quem ama, ligue para os amigos e familiares, faça videoconferências, mande mensagens. Ninguém está só.

Também é importante afastar o pessimismo, pois ele impede a percepção de novos cenários, o que implica em deixar de buscar ou enxergar soluções. Permita-se pensar de forma diferente e alimente sua fé e espiritualidade, leia livros de autoajuda, busque outras perspectivas e lembre-se: nada é estável.  E tente não alimentar o ócio. Não é porque está em casa que não pode fazer nada. Use os recursos disponibilizados gratuitamente para praticar atividades físicas, aprenda novas receitas de culinária, leia um novo livro, assista a filmes, documentários e séries. Faça aquela faxina adiada há tempos, organize o ambiente, livre-se do que não usa mais, recicle, mas mantenha-se ativo e alivie a possível tensão do isolamento com atividades que goste.

E se o desafio é manter-se ativo para cuidar do perfeito equilíbrio entre mente e corpo, vale lembrar que o exercício físico faz parte do cuidado e também está associado a uma melhora da função imunológica em seres humanos, otimizando as defesas do organismo diante de agentes infecciosos. Num momento como o atual, é importante manter a rotina, mas fazendo alguns ajustes.

Seguindo a recomendação de que todos, sempre que possível, devem #ficaremcasa, a sugestão é realizar exercícios dentro de sua casa ou quintal. Caso não tenha um protocolo próprio, alguns aplicativos gratuitos podem ajudar a se manter ativo nesse período.

Mas lembre-se: siga sempre as recomendações médicas e, na presença de sintomas e sinais como febre medida acima de 37,8ºC, tosse seca e dificuldade respiratória, suspensa a prática de exercícios físicos.

E cuidar também é planejar o cardápio das refeições, sem esquecer dos hábitos alimentares, que devem contemplar o que se gosta de comer, o que é saudável e o que faz feliz enquanto come. Neste momento, a alimentação precisa ser saudável e prazerosa. Além disso, uma alimentação saudável ajuda a manter a imunidade alta, o que reduz as chances de desenvolver doenças.

Todos podem mudar e tratar os pequenos detalhes com cuidado. Para facilitar na organização, veja alguns pontos que ajudarão a não descuidar do planejamento alimentar nesse período:

  • Planeje a quantidade para evitar desperdícios, de alimento e de dinheiro. Antes de elaborar a refeição, analise se ela será uma porção individual, uma refeição familiar ou uma quantidade maior, pensando em porções extras para congelamento.
  • Lembre-se que praticamente todos os alimentos podem ser congelados, facilitando a rotina, especialmente para quem está trabalhando de casa, em home office. Carnes, feijões e legumes cozidos são algumas opções. Para as preparações quentes, deixe o alimento “al dente”, assim, com o aquecimento ele alcançará a consistência ideal.
  • Aproveite totalmente os alimentos. O pão caseiro, por exemplo, pode ser consumido por três dias na sua consistência normal, se tiver sobra depois deste período, ele pode ser fatiado e colocado no forno para fazer torrada. Caso sobrem algumas torradas, elas também podem ser reaproveitadas, virando farinha de rosca após serem trituradas no liquidificador.

E, ao chegar em casa com as compras, lembre-se que o cuidar deve ser ação presente em todos os momentos. Então, deixe os alimentos previamente higienizados, como é o caso das folhas e frutas, que podem ficar na geladeira prontos para o consumo. Isso ajuda a prevenir a transmissão de algumas doenças. No caso do novo coronavírus, o risco da transmissão está na forma como eles são manipulados e servidos e nas suas embalagens. Por isso, ao trazer ou receber compras do mercado passe um pano com álcool 70% na embalagem dos produtos industrializados, como pacote de arroz, caixa de leite, entre outros.  Embalagens bem vedadas, como enlatados, podem ser lavadas com água e sabão diretamente na pia.

Caso o delivery seja uma opção, lave bem as mãos ao receber alimentos prontos, retire-os da embalagem externa e lave novamente a mão antes do consumo.

Tempo de cuidar

Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de mais cuidado. E um plano de saúde que tem como conceito cuidar das pessoas para que elas possam aproveitar a vida com saúde e bem-estar não poderia falar de outra coisa neste momento de enfrentamento do novo coronavírus. Nesse cenário, a Unimed Curitiba criou uma campanha que leva o conceito “Tempo de Cuidar” para dentro das casas das pessoas.

Com um filme, inspirado nos cuidados especiais e mudanças de hábitos no contexto atual da saúde, a cooperativa espera provocar uma reflexão sobre a nova rotina que se estabeleceu do dia para a noite diante do enfrentamento do novo coronavírus e estimular a mudança de hábitos para garantir saúde física e mental de cada pessoa e de todos ao mesmo tempo. “Vivemos um momento em que todos são protagonistas e assumem, de igual forma, a responsabilidade e o desafio de superarmos esta crise. Cada ser é único e essencial neste momento, independentemente da área de atuação e das suas crenças. Mais do que nunca, precisamos estar unidos para vencermos essa batalha. E, depois de vencida, nosso desafio é seguir cuidando uns dos outros, reforçando que a saúde deve ser a nossa principal prioridade”, destaca Rached Hajar Traya, diretor-presidente da Unimed Curitiba.

No roteiro, as mudanças que aconteceram recentemente no mundo e os conceitos que precisam ser revistos neste momento, sob uma abordagem mais ampla, realista e inspirador. O vídeo está disponível para todo o público e está disponível nas redes sociais da Unimed Curitiba.