Unimed Curitiba celebra 50 anos de muitas conquistas e cuidados
| Foto: Divulgação
  • Por Unimed Curitiba
  • 05/08/2021 18:33

Em 1971, a capital paranaense possuía pouco mais de 600.000 habitantes. Mesmo com uma população pequena comparada aos dias atuais, o número de clínicas, hospitais e laboratórios disponíveis não era capaz de atender os curitibanos de forma satisfatória.

Naquela época, 23 médicos se uniram e criaram uma cooperativa para ampliar e melhorar o cuidado com a saúde das pessoas. Nascia a Unimed Curitiba. O propósito daquele grupo se faz presente até hoje na missão da cooperativa: valorizar o trabalho médico, oferecer excelência assistencial e promover saúde e bem-estar aos clientes do Sistema Unimed, sempre com ética, transparência e valores cooperativistas.

Hoje, a união e a dedicação daqueles 23 médicos pioneiros se transformaram em números impressionantes. A Unimed Curitiba é a maior operadora de saúde do Paraná, a segunda maior Unimed do sul do Brasil e uma das cinco melhores do país, de acordo com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). São 54 hospitais, sendo 25 gerais e 29 especializados; 248 clínicas de especialidades médicas; 93 laboratórios de análises, sendo 20 unidades próprias da Unimed Laboratório; e três bancos de sangue.

Em 2021, a cooperativa completa 50 anos com mais de 551.000 clientes dos planos de saúde; mais de 4.600 médicos cooperados; mais de 1.600 colaboradores; e mais de 46.000 pessoas beneficiadas pelas ações sociais. Na região metropolitana de Curitiba, são 24 cidades atendidas além da capital.

Reconhecida pelo “jeito de cuidar” - frase que faz parte do lema da cooperativa - a Unimed Curitiba ostenta um percentual considerável de satisfação. Dados da Zoom Inteligência em Pesquisas, coletados em março de 2021, revelam o índice de 93,06% de satisfação geral dos beneficiários.

“Gerações e gerações de médicos passaram pela nossa cooperativa e puderam fazer dessa estrutura robusta um grande símbolo da prestação de saúde na nossa cidade e estado. E mesmo em um período desafiador como o da pandemia, encerramos o ano passado com faturamento de R$ 2,8 bilhões e sobras de R$ 178,1 milhões. O que demonstra a força do cooperativismo e a dedicação de todos os profissionais envolvidos com o nosso negócio”, revela o diretor-presidente, Rached Hajar Traya.

As celebrações de meio século de atividade acontecem em meio à pandemia da COVID-19. Desde que a doença chegou ao Paraná, em março de 2020, a cooperativa implementou uma série de iniciativas para cuidar bem dos pacientes, dos profissionais e dos colaboradores. “Instalamos novas unidades de atendimento baseadas no modelo de Atenção Primária à Saúde (APS), inauguramos uma unidade exclusiva para atendimento, tratamento e acompanhamento de pacientes que necessitam de terapias pediátricas especiais chamada Acoolher, reconstruímos a unidade Itupava, uma das mais tradicionais e antigas sedes de atendimento ao cliente localizada no bairro Alto da XV, e investimos em tecnologia e infraestrutura para continuar sendo a marca mais desejada pelas pessoas e nos diferenciando dos demais planos de saúde pela personalização, liberdade de escolha e acolhimento. Além disso, fomos capazes de olhar para o próximo e cumprir com o nosso papel social, realizando ações solidárias que ajudaram milhares de pessoas com mantimentos e produtos de higiene pessoal, porque nosso plano é cuidar das pessoas”, enfatiza.

E enquanto houver alguém precisando de cuidado - com ou sem pandemia - a Unimed Curitiba vai continuar seguindo sua missão, com o mesmo vigor daqueles 23 médicos que iniciaram essa história.