Os calendários da rede pública e privada seguem o Plano Nacional de Imunização, mas atuam de forma complementar.
Os calendários da rede pública e privada seguem o Plano Nacional de Imunização, mas atuam de forma complementar.| Foto: Shutterstock
  • Por Vaccine Curitiba
  • 02/09/2021 16:05

As vacinas são importantes desde a formação do bebê, ainda durante a gestação. Elas seguem um calendário vacinal importante, pensado para garantir a maior segurança no desenvolvimento do feto e, posteriormente, na saúde da criança desde os primeiros anos de vida.

Atualmente, além das vacinas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também existem vacinas oferecidas por clínicas particulares. Mas, afinal, qual a diferença entre o calendário de vacinas da rede pública e da rede privada?

Calendário de vacinação da rede pública e da rede privada

No geral, clínicas particulares seguem o calendário da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunologia), e SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria),  associado com o PNI (Programa Nacional de Imunização). Enquanto os postos de saúde seguem exclusivamente o PNI.

Dessa forma, o SUS oferece as vacinas essenciais para uma proteção coletiva, fornecendo proteção às doenças mais comuns aos brasileiros, enquanto o calendário privado atua de forma complementar, oferecendo também vacinas mais completas.

Clínica Vaccine Curitiba - segurança e conforto para uma vacinação segura

As vacinas da rede pública contemplam as doenças mais prevalentes aos brasileiros, enquanto as vacinas da rede privada oferecem uma proteção maior e individual.
As vacinas da rede pública contemplam as doenças mais prevalentes aos brasileiros, enquanto as vacinas da rede privada oferecem uma proteção maior e individual.| Shutterstock

Diferenças entre as vacinas

Basicamente, as vacinas aplicadas na rede pública protegem contra os principais tipos de vírus e bactérias presentes no país. Já as da rede privada protegem contra uma maior variedade. Algumas delas são:

  • Vacinas pneumocócicas: aplicadas para evitar doenças como meningite, pneumonia e otite, a vacina aplicada na rede pública é a Pneumo 10, que protege contra 10 sorotipos da bactéria pneumococo. Na rede privada é disponibilizada a vacina Pneumo 13, que protege contra 13 sorotipos diferentes, oferecendo uma proteção de até 30% a mais para essas doenças.
  • Rotavírus: a vacina aplicada na rede pública protege contra um sorogrupo de vírus, enquanto a da rede particular protege contra 5 sorogrupos.
  • Influenza: no SUS é aplicada a vacina Trivalente, que protege contra 3 cepas do vírus da gripe, o Influenza. Em clínicas particulares a vacina aplicada é Quadrivalente, protegendo contra 4 cepas do vírus.
  • Meningite: a vacina contra meningite aplicada pela rede pública protege contra a bactéria meningococo do sorogrupo C, enquanto a vacina aplicada na rede particular contempla os sorogrupos A, C, W e Y, e também a meningite B.

Na rede privada também encontramos opções de vacinas conjugadas, ou seja, uma única vacina que protege contra várias doenças. Dessa forma, é possível reduzir o número de aplicações necessárias.

Em Curitiba, a clínica Vaccine Curitiba oferece todas as vacinas e espaço pensado para o conforto e segurança das crianças.

A equipe de profissionais qualificados irá te auxiliar com o calendário vacinal, esclarecendo todas as dúvidas referentes às doses das vacinas e cuidados pré e pós-aplicação, além de oferecer todo o cuidado e carinho para que esse seja um momento tranquilo para a criança. Afinal, a vacinação é essencial para a segurança e saúde de bebês e crianças e também pode ser um momento lúdico e leve para os pequenos.

Clique aqui e saiba mais sobre vacinação.