Linha premium: Vale Fértil tem opções para quem é apaixonado por azeitona
| Foto: ShutterStock
  • Por Vale Fértil
  • 27/08/2020 12:27

Como aperitivo, no meio da comida ou até mesmo depois, como sobremesa. Os apaixonados por azeitonas não têm tempo ruim para ingerir o fruto. Mas, quem aprecia mesmo a azeitona, sabe diferenciar suas nuances de sabor e qualidade. Por isso, a Vale Fértil possui uma linha premium, para aqueles que sabem apreciar o melhor da azeitona.

No entanto, o fruto não se difere apenas entre verde e preto. Existem milhares de cultivares da árvore oliveira, no Mediterrâneo e também no resto do mundo. Por exemplo, só na Itália, há 700 tipos diferentes e cada um é único.

As azeitonas têm diferentes tamanhos e formas. As árvores mais antigas produzem pequenas frutas com pouca polpa e caroços grandes. No entanto, há os cultivados voltados para o consumo à mesa que possuem polpa mais suculenta.

O lugar de cultivo também influencia muito no resultado do fruto. Por isso, a Vale Fértil, em sua linha premium, traz uma variedade de azeitonas, cada uma de um local do mundo. Há as opções das Azapas, Arauco, Gordal e Manzanilla. Elas foram cultivadas em locais diferentes, o que naturalmente já difere seus sabores.

Origem das azeitonas

A Azapa vêm do Peru. Com textura macia e cor roxa, devido sua maturação natural, o seu sabor é levemente amargo, o que é característico da fruta mais madura. Ela é ideal para ser consumida como aperitivo, mas também combina com pratos, como o bacalhau, frutos do mar ou saladas.

Já a Arauco tem origem Argentina. Sua espécie é originária do Vale de Arauco, localizado no norte do país. A azeitona tem formato oval e sua coloração é verde-clara. Com sabor forte e agradável, o fruto se tornou a azeitona mais consumida pelos brasileiros.

A Gordal, outra opção na linha premium da Vale Fértil, tem origem espanhola. O sabor é forte e marcante sendo mais ácida e com coloração verde-clara. Além disso, há uma característica desta azeitona, normalmente apresenta pintas brancas, o que é normal. A Gordal pode ser consumida ao natural ou também para produção do azeite de oliva.

A Manzanilla Reina, também originária da Argentina, se caracteriza por ter um sabor forte e marcante.

Na Vale Fértil, todas essas azeitonas são disponibilizadas em embalagens de diversos tamanhos, como 200g, 360g, 400g ou 500g. Há, também, algumas opções sem o caroço ou recheadas com pimentão.

Esses produtos são para quem deseja experimentar novos sabores e apaixonar-se cada vez mais pelo fruto que pode ser usado em diversas ocasiões e receitas.