Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Ouro líquido: as propriedades e benefícios do azeite de oliva
| Foto: Divulgação
  • Por Vale Fértil
  • 25/08/2020 18:41

Antes de chegar à mesa, o azeite de oliva passa por um longo processo de produção. A árvore que dá o fruto, a oliveira, possui uma história antiga. Arqueólogos, por meio de relatos e evidências, comprovam que há registros há mais de 6 mil anos, antes mesmo de Cristo.

Apesar de existir há muito tempo, não há registros de quando ela começou a fazer parte das refeições. Seu líquido já foi usado para aliviar dores e curar feridas em guerras, mostrando que nem toda gordura faz mal.

Muito comuns na região do Mediterrâneo, as oliveiras são de clima seco e quente, além de gostarem de muita luminosidade. A árvore inicia sua produção após o 5º ano, gerando a Oliva. As azeitonas, no entanto, vêm depois de um processo de queima. Milenares, essas árvores são capazes de produzirem frutos de qualidade durante a vida toda. Há, porém, irregularidade depois dos 35 anos.

Para extrair o “ouro líquido”, como os mediterrâneos costumam chamar o azeite de oliva, é preciso fazer o processo da maneira mais rápida possível. Assim, há menor risco de fermentação. Isso é imprescindível para gerar um produto de qualidade superior.

O processo começa na colheita das olivas, que são cuidadosamente transportadas para evitar que a pele se rompa. Elas passam por uma lavagem e retirada de galhos e folhas. Em seguida, é feita uma moagem, onde os frutos são triturados até formarem uma massa oleosa. Então, é feita a extração do azeite, separando a água do óleo.

Depois do processo, o azeite é engarrafado e distribuído. Seu consumo traz diversos benefícios. Ele possui gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, previne doenças cardíacas, reduz o risco de diabetes, protege o cérebro e melhora os sintomas de artrite reumatoide.

Consumir um produto que traz inúmeros benefícios à saúde é a melhor escolha. Por isso, a Vale Fértil possui uma vasta linha de azeites de oliva disponíveis. São eles: azeite de oliva extra virgem de origem argentina, extra virgem de origem espanhola, extra virgem de origem tunisiana, premium de origem chilena e o extra virgem.

Os produtos são disponibilizados nas embalagens de vidro ou PET de 250 ml, 500 ml, 700 ml e sachês.

Receita com azeite de oliva

Muito versátil, o azeite de oliva combina com muitas receitas. Confira algumas opções para inserir o ingrediente na sua rotina. Uma receita em que o azeite ganha destaque é o molho pesto. Na mistura, que vai manjericão, nozes, alho, queijo parmesão, sal a gosto e claro, um bom azeite de oliva.

Outra receita que combina muito com o ingrediente são legumes no azeite. A receita abre um leque para usar os legumes que mais gosta e poder usá-lo como acompanhamento em algum prato ou até mesmo como antepasto.

O azeite de oliva pode ser usado em muitas receitas, como um dos ingredientes ou até como complemento. Use a criatividade e aprecie o melhor que o Vale Fértil pode oferecer.