Vânia Toledo Martins
Vânia Toledo Martins| Foto: Divulgação
  • Por Vânia Toledo Martins
  • 14/08/2020 15:12

A brasilidade se tornou uma das principais tendências de arquitetura e decoração – primeiro no mundo, agora no Brasil. Os ateliês mais modernos e conectados com as expectativas dos clientes estão incorporando elementos tipicamente brasileiros em suas peças e projetos.

Se antes a arquitetura importava traços e tendências da Europa e dos Estados Unidos, atualmente o Brasil se tornou a grande fonte de inspiração para muitos arquitetos, principalmente para aqueles interessados em elaborar projetos únicos e inovadores.

Como a brasilidade aparece?

Os projetos de arquitetura e decoração de interiores são feitos de maneira personalizada para cada cliente. Por isso, uma das funções de um ateliê de arquitetura é apresentar, de forma ampla, todas as possibilidades e novidades para seus clientes.

Quadro a esquerda da foto com o rosto é da coleção "mãe natureza", Artista: Luiz de Souza. Escultura a direita da foto é uma escultura com o nome Pássaro do Ateliê Hugo França.
Quadro a esquerda da foto com o rosto é da coleção "mãe natureza", Artista: Luiz de Souza. Escultura a direita da foto é uma escultura com o nome Pássaro do Ateliê Hugo França. | Divulgação

Neste atendimento, os elementos tipicamente brasileiros são propostos para quem está contratando o serviço, explica a arquiteta Vânia Toledo Martins. Na prática, os clientes poderão ver projetos e objetos que foram idealizados com uma “pegada brasileira”. Entre alguns elementos especiais nacionais estão a tecelagem com algodão cru, vime, bambu, madeira e palha.

A arquiteta conta que agrega todo esse conhecimento através de cursos e viagens realizadas pelo território brasileiro. Em uma imersão pela Floresta Amazônica ela pôde conhecer a arte das tramas indígenas. Em outra oportunidade viajou até o Quilombo de Ivaporunduva (divisa dos estados de São Paulo e Paraná) e teve o contato com a fabricação da

Taipa de Pilão (uma forma construtiva que comprime a terra em formato de madeira). Hoje, o ateliê está desenvolvendo utilitários em cerâmica que, além da função, possuem uma estética personalizada.

Para Vânia, a arquitetura está na essência do ser humano como integrante da diversidade e dos múltiplos saberes.

Luz natural e natureza

É impossível pensar em brasilidade e não vincular os projetos com a natureza que encontramos em nosso país. Por isso, muitos projetos de arquitetura feitos pelo Ateliê Vânia Toledo Martins priorizam o uso da madeira, pedras e texturas. O uso consciente da natureza é uma prerrogativa do escritório.

Foto da brasilidade
Foto da brasilidade| Divulgação

Para a decoração de interiores, o artesanal oferece uma gama muito extensa de peças, tramas, formas e cores. Com as mãos e a sabedoria ancestral, os artesões brasileiros oferecem não só peças, mas uma verdadeira aula de cultura popular brasileira.

Aproveitar a luz natural na decoração também é uma característica brasileira na decoração, visto que o sol é abundante por aqui e deixa os ambientes radiantes e alegres.

Está pensando em decorar sua casa ou apartamento em Curitiba com elementos tipicamente brasileiros? Fale com a arquiteta Vânia Toledo Martins e conheça as infinitas possibilidades para deixar seu espaço lindo e exclusivo, como você merece!