O impacto das cores na arquitetura!
| Foto: Divulgação
  • Por Vânia Toledo Martins
  • 14/08/2020 15:20

As cores na decoração podem revolucionar o visual de um espaço residencial ou corporativo. Na arquitetura, as diferentes tonalidades são usadas para uma série de finalidades, desde a de transmitir emoções e estimular sentimentos até destacar um dos ambientes.

O ideal é sempre contar com um arquiteto para elaborar um projeto personalizado. Mas, antes mesmo de avançar para este passo, é interessante saber os efeitos da cor na decoração e como eles são capazes de enviar mensagens visuais que transmitem informações importantes e poderosas para o nosso cérebro!

Como as cores na decoração são assimiladas por quem frequenta o ambiente?

A visão é o nosso sentido responsável pela captação das cores na decoração de interiores. Ou seja, quando visualizamos uma parede amarela ou um vaso vermelho, recebemos um estímulo imediato, que causa um efeito de reação sensorial muito eficiente.

No caso do design de interiores, as cores podem chamar a atenção, deixar um espaço em evidência, passar a sensação de calma e relaxamento, tornar a percepção de que um ambiente é mais amplo, entre muitos outros resultados.

As cores interferem na nossa experiência em um determinado ambiente, assim como nos sentimentos, sensações e pensamentos de quem frequenta aquele espaço. Você já ouviu falar que a vida colorida fica mais bonita? As cores são essenciais para o nosso dia a dia e, por isso, é importante saber escolher os tons certos para a decoração!

Como as cores são definidas pelo arquiteto

Nosso Ateliê de arquitetura usa vários critérios profissionais para escolher as cores mais adequadas para decorar um espaço, entre eles o perfil de cada cliente, o objetivo de cada projeto e o efeito psicológico de cada uma das cores.

Se o objetivo é obter a redução de estresse em um espaço, melhorar a iluminação natural, entre outros resultados, o arquiteto vai escolher as cores, basicamente, entre quentes e frias.

Outros efeitos das cores são aumentar ou reduzir o formato e tamanho de cada lugar. Por isso, é importante definir as cores na arquitetura de maneira inteligente e harmoniosa.

No projeto abaixo levamos cor para o tapete que foi desenhado pelo artista H.K.

| Divulgação

A idéia foi dar exclusividade ao projeto, o tapete foi desenhado especialmente para os clientes que entendem que as cores trazem espontaneidade e deixam o espaço mais divertido sem tirar a elegância do espaço.

Um outro caso foi nesse studio. Aqui a ideia foi trazer contemporaneidade.

| Divulgação

Enfim, as cores quando bem trabalhadas e equilibradas agregam muito no resultado final de um projeto.

Nosso Ateliê preza pelo uso das cores, sempre estamos em constante estudo sobre tendências e melhor uso das cores na arquitetura de interiores.

Como optar pelas cores na decoração de interiores?

No nosso entendimento a escolha de uma cor diz muito sobre a personalidade de cada cliente e o uso que o espaço terá.

As cores podem remeter diferentes sensações, como excitação, tranquilidade, paz. Um profissional de arquitetura está apto a propor a paleta desejada. A composição de diferentes cores pode modificar um espaço de forma inteligente e confortável.

Mais do que saber o efeito esperado de cada uma das cores na decoração, o Ateliê Vânia Toledo Martins, em Curitiba, sabe integrar as cores de maneira inteligente, com objetivos claros para a decoração em projetos residenciais ou corporativos.

O Ateliê Vânia Toledo Martins Arquitetura tem profissionalismo, know-how e vários projetos de sucesso realizados para mostrar ao cliente as maneiras mais indicadas na hora de organizar e aplicar as cores na decoração!