Instalação de piso aquecido gera impacto na qualidade do sono
| Foto: Divulgação
  • Por Vesta
  • 11/01/2021 14:30

Quem não quer desfrutar de todos os benefícios que o próprio lar pode oferecer? Em tempos de confinamento e home office, ter uma casa aconchegante e confortável se tornou essencial. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do IBGE, em setembro, 7,9 milhões de pessoas estavam trabalhando remotamente, o que corresponde a 9,5% da população ocupada no período.

Com esses números expressivos, é possível pensar que a população tem cada vez mais se esforçado para curtir seus momentos em casa. E uma das escolhas para trazer a sensação de conforto ao lar tem sido o piso aquecido. Muito comum em áreas como quartos e banheiros, o sistema é um ótimo aliado para quem quer curtir da melhor maneira a própria residência.

Piso aquecido em ambiente residencial
Piso aquecido em ambiente residencial| Divulgação

Segundo Cezar Anderle diretor de engenharia da empresa de pisos aquecidos Vesta, a instalação do sistema nos quartos é bastante procurada por ter impacto na qualidade do sono. Isso ocorre porque a temperatura do corpo varia durante o repouso. O indicado é que para ter um sono confortável, a temperatura do corpo seja de 21ºC. O piso aquecido entrega isso sem oscilações bruscas, tal como faz o ar condicionado, porém, sem deixar o ambiente ressecado. O conforto do sono, portanto, vem dessa estabilidade. “Por conta da sua precisão e do fato de manter o ar com qualidade, o piso aquecido se tornou um verdadeiro parceiro para a saúde das pessoas”, afirma Anderle.

Altura de piso aquecido
Altura de piso aquecido| Divulgação

Já no banheiro, o sistema é ainda mais comum, por ser uma das únicas formas de climatizar o piso. Além de ser importante porque evita o choque térmico, é mais econômico que as outras maneiras de garantir o conforto no cômodo. Anderle explica que o sistema da Vesta também é totalmente seguro, já que o cabo é à prova d’água e segue as normas técnicas, sendo aprovado para ser usado em áreas molhadas.

Piso aquecido em banheiro
Piso aquecido em banheiro| Divulgação

Mas além dos dois ambientes, as áreas sociais têm ganhado grande destaque durante a pandemia para a instalação de pisos aquecidos. “Pensar em conforto, há alguns anos, seria focar apenas na área íntima da casa. Com o aumento de novos casos de Covid-19, tornou-se normal o convívio das pessoas em suas residências”, diz Anderle.

O sistema tem se tornado essencial, também, para quem trabalha em casa, segundo o diretor. “Essa é a possibilidade perfeita para fugir de fontes de calor inadequadas, como ares condicionados que, além de prejudicarem a qualidade do ar, trazem a distribuição inadequada do calor, visto que o ar mais quente deve estar mais próximo dos nossos pés”, completa.

Vantagens financeiras

O piso aquecido, se devidamente projetado e instalado, consegue ser mais eficiente que qualquer outro sistema de aquecimento. Além do consumo menor, o sistema apresenta um custo de comissionamento dentro dos padrões de mercado se comparado aos sistemas mais populares. Além disso, no caso dos sistemas elétricos, é possível a integração de placas fotovoltaicas, possibilitando a geração de energia, diferente do que ocorre em sistemas hidráulicos.

Os sistemas aplicados sobre o contrapiso, também chamados de sistemas de superfície ou de aquecimento direto, que é o caso do produto oferecido pela Vesta, são muito mais eficientes que seus concorrentes instalados dentro do contrapiso. “Isso torna o dia a dia das pessoas mais cômodo, sem necessidade de planejar com tanta antecedência o uso do piso aquecido. Dispensamos aquela frase: deixe ele ligado 24 horas", expõe Anderle.

Por que instalar no verão?

Instalação de piso aquecido
Instalação de piso aquecido| Divulgação

O verão é uma excelente época para pensar em aquecimento. Isso porque, muitas vezes, só lembramos de investir em aquecedores quando o inverno chega. O ideal, portanto, é planejar agora para curtir no inverno. Além disso, o piso aquecido ajuda a eliminar o mofo presente no ambiente. “Mesmo surgindo nos meses mais úmidos, é no verão que percebemos o forte odor proveniente do mofo”, finaliza Anderle.