Segundo a tradição oriental, os pés têm terminações nervosas de todos os órgãos do corpo.
Segundo a tradição oriental, os pés têm terminações nervosas de todos os órgãos do corpo.| Foto: Crédito: Divulgação
  • Por Vesta
  • 18/05/2022 10:21

O costume ganhou mais força durante a pandemia: tirar os sapatos para entrar em casa foi uma das maneiras encontradas para garantir mais proteção, higiene e bem-estar dentro das residências. O hábito de cuidado com a saúde, muito comum em países do oriente, evita que impurezas da rua contaminem os moradores da casa. No Japão, o costume é antigo e está relacionado com a forma como vivem, com a predominância de tatames nas atividades desempenhadas dentro do lar, cotidianamente. Templos e hotéis japoneses também podem pedir que visitantes deixem seus calçados do lado de fora.

No oriente há uma estrutura preparada para receber pés descalços. No ocidente, o hábito ainda é novo e quando chega o inverno, dá frio na espinha só em pensar em tirar os sapatos quentinhos para colocar os pés no piso gelado. Justo na época do ano em que mais somos afetados por espirros e resfriados.

Não é à toa que há outra tendência se popularizando: o aquecimento de pisos.

Cuidado milenar

Além do conforto, o piso aquecido pode valorizar o imóvel.
Além do conforto, o piso aquecido pode valorizar o imóvel.| Crédito: Divulgação

Embora pareça ser uma novidade, a ideia de ter esse conforto dentro de casa é mais antiga do que muitos pensam. A prática de esquentar um ambiente a partir do piso foi criada há mais de 5 mil anos, na antiga Coreia, por meio do ondol – que é um tipo de piso radiante, que usa a transferência do calor da fumaça de madeira para aquecer a parte inferior de um piso de alvenaria espesso.

Não é uma coincidência esse cuidado com o aquecimento dos pés ter surgido no oriente. De acordo com a medicina chinesa, pés aquecidos são um sinal de que a energia está circulando por igual no corpo, o que indica saúde integral. Segundo a tradição, pés bem cuidados e aquecidos seriam um excelente primeiro passo em direção ao bem-estar porque essas extremidades do corpo têm terminações nervosas ligadas a cada um dos órgãos.

Segurança e tecnologia

Cabos instalados sob o piso garantem conforto dentro de casa.
Cabos instalados sob o piso garantem conforto dentro de casa.| Crédito: Divulgação

Após seu surgimento, o piso aquecido teve adaptações ao longo da história, em diferentes civilizações, e teve seus primeiros sistemas elétricos instalados na década de 30. Nesses quase 100 anos de história moderna, houve muito progresso. A expansão se deu, sobretudo, porque muitas pessoas perceberam os benefícios para a saúde com este tipo de aquecimento.

Segundo a especialista em Direito Imobiliário e analista comercial da Vesta Piso Aquecido, Jaqueline Biasoli, a instalação de pisos aquecidos é simples e segura. “Há muita tecnologia, atualmente, nesse processo, o que torna a instalação mais acessível do que muitos possam pensar. Além disso, é possível listar diversas vantagens em ter este tipo de conforto, como a valorização do imóvel; qualidade do ar dentro de casa, e redução de mofo nas paredes. Não há dúvidas de que é a forma ideal para aquecer um ambiente”, avalia Biasoli.

Além de ser eficiente para deixar os pés quentinhos – que são a parte do corpo onde mais sentimos frio -, o piso térmico é a forma ideal para aquecer um ambiente, por promover essa alteração da temperatura de forma homogênea, com movimentação eficiente do ar. Segundo a especialista, com o piso aquecido, o ar quente, como é mais leve, sobe gradativamente, enquanto o ar frio desce. “O ar condicionado resseca o ar, além de não conseguir uma distribuição adequada do calor no ambiente, uma vez que sua instalação fica no alto e a parte mais baixa do ambiente mantém-se fria por mais tempo”, explica, lembrando que o ar condicionado não tem a capacidade de aquecer o piso de um ambiente.

Os aquecedores portáteis também não são efetivos para o aquecimento e seu principal ponto de atenção deve ser quanto à queda de oxigenação no ambiente, o que pode causar mal-estar e levar à queda da pressão sanguínea – que pode levar a vômitos e desmaios. Além disso, alguns modelos portáteis não são indicados para ambientes úmidos, como banheiros.

Sustentabilidade e garantia vitalícia

De acordo com a especialista, as etapas de planejamento e colocação de pisos aquecidos são acompanhadas por profissionais habilitados para este tipo de obra, e os materiais e equipamentos são de alta qualidade, para garantir a segurança do processo. “Os sistemas utilizados pela Vesta, por exemplo, são fabricados na Europa, e os projetos são encaminhados sob os cuidados da equipe de engenheiros. É fundamental essa atenção total à segurança”, garante.

Distribuidora na América Latina do maior fabricante de pisos aquecidos elétricos do mundo, Fenix  Heating, a Vesta é membro oficial da Eletric Underfloor Heating Alliance (EUHA), e dona de diversas marcas de piso aquecido e equipamentos de aquecimento. A marca é conhecida por oferecer o sistema de menor consumo disponível no país, e por trabalhar com o cabo mais seguro do mercado – o único IP67 do Brasil – com garantia vitalícia de fábrica.

A empresa está nas redes sociais, e no site há mais detalhes sobre o piso certo para cada ambiente.