Via Saúde Gestão Integrada, completa 6 anos de compromisso com a gestão especializada da saúde no trabalho
Via Saúde Gestão Integrada, completa 6 anos de compromisso com a gestão especializada da saúde no trabalho| Foto: Divulgação
  • Por Via Saúde
  • 17/06/2020 16:44

Dados da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) revelam que a assistência médica corresponde a 12% dos custos fixos de uma empresa, podendo chegar até a 20%. Mas o que preocupa é que apenas 9% delas têm um diretor específico para gestão de saúde, enquanto 36% entregam essa responsabilidade a gerentes. O restante destaca essa área para coordenadores, analistas ou técnicos. Pessoas que, por mais que tenham conhecimento, não são especializados no segmento.

Além disso, é sabido que as despesas com o plano médico aumentam anualmente cerca de quatro vezes mais do que o reajuste salarial e do que as empresas conseguem repassar aos clientes. Portanto, é uma conta que não fecha. Entra aí o trabalho – e a importância -- de empresas gestoras de saúde (principalmente em tempos de pandemia da COVID-19)

A Via Saúde é uma empresa que auxilia as corporações a gerir os recursos e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Em 2020, ela completa seis anos de mercado. Ela presta assistência principalmente à empresas que têm mais de 100 colaboradores.

Clêner Almeida, diretor executivo da Via Saúde, comenta que os planos empresariais representam mais de 85% do mercado de saúde suplementar no Brasil. Só que como parte das corporações não tem especialistas para gerir a área de saúde, as decisões ficam nas mãos das operadoras. “As corporações precisam contratar operadoras de saúde a partir de suas necessidades, estratégia e orçamento. A gestão começa com a forma de contratação e da política de subsídios que a empresa irá dedicar aos benefícios”.

Almeida explica que ao contratar a Via Saúde a empresa não terá qualquer custo adicional, pois a despesa comercial geralmente já está incluída no valor do plano e será repassado pela operadora. “Mesmo quando as empresas optem em pagar os serviços da Via Saúde diretamente, temos uma política de compartilhamento de sucesso, ou seja, a empresa nos remunera com parte da economia gerada pelo nosso trabalho de gestão”.

Pilares

A Via Saúde atua basicamente em três frentes. A área operacional é responsável pela organização, execução e acompanhamento da implantação e divulgação de benefícios; participação no processo de pagamento de reembolso pelas operadoras; conferência das faturas mensais, dos relatórios de coparticipação e solicitação dos beneficiários.

Outra frente é a gerencial, que faz o acompanhamento completo do processo de escolha da melhor operadora, incluindo a avaliação dos indicadores de utilização e níveis de sinistralidade até a implantação e monitoramento de programas de promoção à saúde, entre outros.

A área estratégica é responsável pela elaboração do planejamento dos benefícios em saúde, desde a definição dos que serão disponibilizados, como também a implantação do modelo de saúde da empresa, um planejamento estratégico completo do sistema de saúde da empresa. Desenvolvem políticas de subsídio dos benefícios em saúde de acordo com as características da empresa e seu mercado de atuação, contribuindo para a atração e retenção de talentos, bem como o favorecimento das estratégias de gestão dos benefícios.

Experiência

Duas grandes empresas curitibanas já usam os serviços da Via Saúde. Uma delas é o Athletico Paranaense. Mauro Holzmann, Diretor Comercial do clube, explica que a Via Saúde dá total cobertura nos jogos e eventos, com administração do corpo médico e ambulância, e também administra a saúde dos funcionários e atletas. “Contamos com a excelência que a Unimed nos dá, mas a Via Saúde está sempre atenta às mudanças, legislações e tudo aquilo que é importante, o que nos dá uma tranquilidade muito grande”, afirma.

A rede Madero também conta com os serviços da Via Saúde. Fábio Voelz, diretor de Recursos Humanos da empresa, ressalta que ela tem sido de grande ajuda na gestão de saúde, “com agilidade no retorno das demandas, com uma atuação muito próxima do cliente. Aliás, uma atuação proativa na busca de novas soluções para maior satisfação de nós, clientes”.

Mais vantagens

A Via Saúde dispõe de tecnologia e recursos estratégicos no gerenciamento da saúde. Alguns deles são a integração ao hub de informações HMS (Health Measuring System), o App VIC (Virtual Individual Care) e um blog com conteúdos exclusivos para educação em saúde. Além disso, cada cliente corporativo possui um portal exclusivo, um hotsite no qual são divulgadas todas as informações relativas aos benefícios em saúde, disponíveis aos titulares e dependentes.

  • Hub de informações HMS da Via Saúde
  • Detalhe do app VIC da Via Saúde

A empresa também possui uma política de gestão dos medicamentos. Elas são as PBM’s (sigla em Inglês para Pharmacy Benefit Management), empresas que gerenciam os medicamentos principalmente do tratamento de pacientes não internados. As empresas podem participar de várias formas neste benefício, desde garantir um valor para desconto em folha de pagamento até custear parte ou a totalidade do valor do medicamento para pessoas com doenças crônicas, por exemplo.