Uma análise técnica pode definir qual o melhor caminho energético para cada indústria.
Uma análise técnica pode definir qual o melhor caminho energético para cada indústria.| Foto: ShutterStock
  • Por VILCO
  • 26/05/2021 14:14

De acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgada em 2018, cerca de 40% dos custos de produção das indústrias brasileiras correspondem aos gastos com energia elétrica.

Não à toa, muitos gestores do setor já procuram por alternativas para baratear a conta de luz sem precisar reduzir a produtividade diária, e acabam descobrindo que a escolha mais acertada é apostar em energia renovável.

Quer saber como implantar um projeto de energia sustentável para a indústria? Prepare-se, pois chegou a hora.

Por onde começar um projeto para a indústria?

A primeira etapa é escolher uma empresa de confiança para te auxiliar.

Uma das maiores referências nacionais para a elaboração de projetos de energia sustentável é a VILCO. Com DNA catarinense, uma das empresas de excelência do Setor Elétrico Brasileiro já dirigiu a implantação de projetos em todas as regiões do país ao longo de mais de uma década de estrada.

Um dos diferenciais da a VILCO é a comodidade.A empresaestrutura todo o projeto, coloca a estratégia em prática e oferece a consultoria indispensável para a manutenção do sistema escolhido.

O primeiro passo é entrar em contato com uma fornecedora de confiança, com a segurança de que receberá um serviço de alta qualidade e efetivo!

Consultoria e análise é a chave

A partir da escolha da empresa que irá tocar o projeto, será preciso um período de análise técnica feito por equipes especializadas para entender qual é a solução ideal para cada caso.

Em geral, os primeiros passos são entender o perfil de consumo da empresa, estrutura, porte e recursos disponíveis para escolher o caminho correto. Se o gestor tiver escolhido uma fornecedora de confiança, não é preciso se preocupar — as referências do setor costumam oferecer opções para todos os gostos, inclusive para quem não quer ou não pode fazer grandes investimentos iniciais.

A partir daí, será definida qual é a fonte de energia renovável mais indicada para a demanda.

Entre as categorias oferecidas pela VILCO, estão pacotes que incluem geração fotovoltaica, eólica, hídrica e de biomassa, apenas para citar alguns. É possível, por exemplo, optar pela geração de créditos junto à companhia de energia elétrica local, pela venda de excedentes energéticos a partir da produção energética para consumo próprio, ou mesmo por se tornar um produtor independente de energia e contribuir para grandes projetos no setor.

Uma vez definido o Norte, será feito um estudo de viabilidade que vai atestar a possibilidade efetiva e concreta de que o modelo escolhido possa ser adotado com segurança e resultados satisfatórios. Depois, começa a fase de elaboração e implantação do projeto.

A escolha é, sem dúvidas, o melhor caminho para a indústria. E aí? O que você está esperando para dar uma chance às fontes renováveis? Entre em contato com a VILCO.