Jardim Botânico.
Jardim Botânico.| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná
  • Por Vina
  • 04/01/2021 20:54

“Antigamente, tudo isso aqui era mato”. Com certeza você já ouviu essa frase, certo? Só que ela não aplica quando o assunto é Curitiba.

Hein?! Como assim, Vina?

Calma! Nós sabemos que a nossa cidade é repleta de parques e tudo mais, tanto é que foi considerada como uma das cidades mais verdes e sustentáveis do Brasil e da América Latina pelo Green City Index. O que queremos dizer é que Curitiba nem sempre foi assim.

Na verdade, muito tempo atrás, a capital paranaense era frequentemente alagada nos períodos chuvosos. Até que um dia a capital paranaense conseguiu virar o jogo a seu favor e resolveu o problema. Sabe como? Simples: investindo em parques e áreas verdes. Então, acabou que isso ajudou no controle das cheias dos rios que cortam a cidade.

E vamos combinar que ganhamos um presentão com tanto parque assim. Por isso, pra você que está pensando em visitar Curitiba neste verão, separamos 3 entre os mais incríveis da cidade que você precisa conhecer. Não que os outros também não sejam imperdíveis, mas é que como tem mais de 30 espalhados pela cidade, separamos apenas 3. Choices, né?

Jardim Botânico

Talvez o parque curitibano mais conhecido Brasil afora por conta da arquitetura de suas estufas, o Jardim Botânico foi construído em 1991 e conta com 245 mil m² de muita vegetação, inclusive da mata atlântica.

Por lá, são oferecidas as opções de caminhar, praticar ciclismo no velódromo, conhecer o Museu Botânico Municipal ou se aventurar no Jardim das Sensações. Mas, se preferir, você pode apenas estender uma toalha na grama e ficar curtindo o dia, seja sozinho, em casal ou com a família toda.

O parque conta com estacionamento próprio e funciona todos os dias: no verão, das 6h às 20h e, no inverno, das 6h às 19h30. O Jardim Botânico fica no bairro que leva seu nome e está localizado na Av. Professor Lothario Meissner com a Rua Engenheiro Ostoja Roguski.

Passeio Público

O Passeio Público foi o primeiro parque de Curitiba, inaugurado em 1886. Antes da construção do zoológico, ele também abrigou o primeiro zoo da cidade.

Com a exposição de diversos animais nativos e exóticos, o Passeio também conta com um aquário e um terrário. Além disso, a prefeitura recentemente fez uma grande revitalização no espaço, o que o valorizou ainda mais.

Por estar bem no Centro da cidade, o local é excelente, já que fica próximo a tudo. Por lá, você encontra playground, pedalinhos, pista para caminhada e ciclovia. Ou seja: também é excelente para fazer um passeio com a criançada. Tudo para garantir um dia de muita diversão!

O Passeio Público está na Rua Carlos Cavalcanti x Av. João Gualberto x Rua Presidente Faria e funciona de terça a domingo, das 6h às 20h. Caso venha visitá-lo, procure utilizar transporte público, pois o parque não oferece um local para estacionar – e, cá entre nós, o preço de um estacionamento particular pode sair bem salgado.

Parque Tingui

Já se a sua vibe é mais na pegada de curtir a natureza e conhecer um pouco mais dos povos que colonizaram a Curitiba, então o seu destino certo é o Parque Tingui.

Lá, você encontra o Memorial Ucraniano, que conta com uma réplica de uma igreja ucraniana, além de monumentos e uma loja com artesanatos típicos do país europeu. Além disso, o parque também tem quadras de futebol e vôlei, quiosques para churrasco e playground.

Nesse caso, ir de carro pode ser uma boa, já que tem estacionamento por lá. O Parque Tingui fica no bairro São João, entre a Rua Fredolin Wolf e José Valle, e fica aberto durante as 24h do dia.

E pra deixar esses passeios ainda mais gostosos, que tal montar uma cesta de piquenique com as gostosuras que o Vina entrega? Baixe o nosso app agora em seu smartphone ou  acesse www.vaidevina.com.br.