Gordo e Magro Comida de Boteco (Gastrobar)
Gordo e Magro Comida de Boteco (Gastrobar)| Foto: Divulgação
  • Por Vina
  • 06/10/2020 08:00

Patrimônio cultural da cidade desde 2016, a Carne de Onça é a queridinha da maioria dos curitibanos. Porém, precisamos admitir: o nome gera bastante curiosidade aos forasteiros. Mas já adiantamos que, ao contrário do que muitos podem pensar, a iguaria é feita com carne bovina e não felina.

A Carne de Onça representa uma mistura de gastronomias de diversos países — o que, particularmente, Curitiba tem de sobra. A partir da forma como é preparado, ele pode lembrar três outras receitas originárias da Europa e Oriente Médio: o Hackepeter alemão, o Steak Tartare francês ou o Quibe Cru libanês ou sírio.

Feita as devidas introduções, é hora de explicar como esse nome peculiar se originou, bem como contar a forma que esse prato tão apreciado aqui na cidade é preparado!

As versões mais populares

Popularizada principalmente a partir da década de 1950 nos bares e botecos de Curitiba, a origem do nome “carne de onça” tem diversas versões. Hoje vamos contar duas das mais prováveis!

A primeira data de 1938 e era contada pelo jogador Ronaldo Abrão, o Ligeirinho, lá no bar Toca do Tatu. Ligeirinho jogava no Britânia e, após as partidas, o time se reunia no Toca, que pertencia ao diretor do clube. Como o diretor não pagava pelas vitórias, servia para todo mundo a carne crua sobre fatias de broa. Então, um dia, o goleiro da equipe reclamou que nem onça comeria aquela carne. A partir daí, o nome pegou.

Já a segunda história quem contava era o jornalista João José Werzbitzki. Dizia ele que seu pai, dono do Restaurante Embaixador, preparava a Carne de Onça do jeito que conhecemos desde os anos 50. Onha, como era chamado, não sabia ao certo como surgiu o nome, mas conta o prato ficou conhecido assim por causa do “bafo de onça” que a carne crua, cebola e temperos deixavam no hálito de quem comia.

Como é servido

A Carne de Onça é composta basicamente pelos seguintes ingredientes: carne bovina magra (ou seja, sem nervo ou gordura) disposta sobre fatias de broa preta e com muito tempero. Como aqui não guardamos segredos, nós contamos para você quais são: pimenta do reino, sal, azeite de oliva, cebola branca bem fininha e cebolinha. E não acaba por aí: o prato ainda é finalizado com mais sal, mais azeite e mais pimenta.

Essa receita pode variar entre os chefs dos estabelecimentos, mas uma coisa é certa: a carne vai ser crua e ela será servida juntamente de um pão.

E se você ficou com vontade de apreciar esse delicioso prato no conforto de casa, no app do Vina dá pra pedir uma Carne de Onça bem gostosa preparada pelo Gordo e Magro Gastrobar. Inclusive, o restaurante foi vice campeão do Comida di Buteco em 2017 e sua Carne de Onça foi finalista do sabor popular do Bom Gourmet em 2017 e 2019!

Sobre o Vina

Aplicativo que traz economia de até 50% nos pedidos, o Vina é um delivery de comida que possui uma cadeia justa entre estabelecimentos, clientes e entregadores. Com foco em uma economia ativa e colaborativa, o app realiza entregas de forma ágil e com muita responsabilidade.  Pra ficar por dentro de todas as novidades e descontos, siga o @vaidevina no Instagram e deixe seu like na nossa página do Facebook. Acesse www.vaidevina.com.br e conheça mais!