Conheça um pouco mais sobre os túneis subterrâneos de Curitiba
| Foto: People photo created by freestockcenter - www.freepik.com
  • Por Vina
  • 09/11/2020 23:01

Nós amamos Curitiba e o seu povo 一 mas isso acho que vocês já perceberam, né? Por isso, hoje nós trazemos mais uma curiosidade sobre a capital paranaense para você. Já ouviu falar sobre os túneis secretos de Curitiba?

Acha que é lenda? Pois continue lendo que nós vamos fazer você acreditar!

Um passeio pelas passagens subterrâneas da cidade

Os túneis subterrâneos localizados na região central da cidade, bem como no bairro das Mercês, ainda chamam muita atenção dos aficionados pela nossa história local. Porém, pela falta de evidências concretas, muito das narrativas foram sendo preenchidas por um pouquinho de imaginação também.

Se perguntar para qualquer pessoa que conhece bem o Centro de Curitiba, muito provavelmente você vai ouvir histórias de que existia uma cidade subterrânea num passado não tão distante assim. E não só isso: também há várias lendas circulando por aí  que dizem que essas passagens embaixo da terra serviam de esconderijo para tesouros, ou então que funcionavam como rota para fuga em casos de perseguição.

Um exemplo bem conhecido é o do antigo Clube Concórdia, hoje pertencente ao Clube Curitibano. Com uma das entradas de túnel mais bem preservadas da capital paranaense, enquanto uns juram de pé junto que o espaço foi pensado em ser um esconderijo de imigrantes alemães e italianos caso uma invasão nazista acontecesse, outros afirmam que a construção do Clube foi realizada bem antes da Segunda Guerra Mundial.

Os tuneis subterrâneos debaixo do Clube Concórdia.
Os tuneis subterrâneos debaixo do Clube Concórdia. | Arquivo Tribuna do Parana

Porém, segundo o pesquisador Marcos Juliano Ofenbok, os famosos túneis da região do São Francisco foram utilizados entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais. Além disso, existiam conexões entre o Clube Concórdia e as igrejas Catedral, da Ordem, Rosário e Ruínas de São Francisco. De acordo com Ofenbok, a conexão da Catedral era usada pelo exército durante a Segunda Guerra e caía dentro de um depósito de munição que ficava na esquina das Ruas Carlos Cavalcanti com a Riachuelo. Quanto ao Clube, ele diz que o túnel levava a dois lugares: uma conexão que ia para as galerias do Largo da Ordem e outra que ia para a Fundição Muller, onde hoje está o Shopping Mueller.

Não muito longe dali, um outro túnel existe 一 agora, dentro da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam) da Polícia Civil. De acordo com o investigador Rogério Matuella, o mais provável é que o túnel ali localizado se ligue ao Museu Paranaense. Além do mais, o prédio foi sede do governo estadual entre 1938 e 1959 e, diante disso, o investigador supõe que a passagem era tipo um caminho seguro para os governadores da época.

É... Curitiba tem muita história boa pra contar!

Explorando a culinária dos imigrantes

Já que a gente falou até aqui sobre os túneis que muito provavelmente esconderam os alemães e italianos que moravam por aqui, que tal pedir uma comidinha típica desses povos? Olha só quanta coisa legal tem para você:

E para fazer o seu pedido é muito fácil: acesse o nosso site ou baixe o nosso aplicativo disponível para iOS ou Android.