Você sabia que 26 de janeiro é o Dia da Gula?
Você sabia que 26 de janeiro é o Dia da Gula?| Foto: Unsplash
  • Por Vina
  • 25/01/2021 12:20

Sem origem precisa, essa data marca não só uma desculpa para sair da dieta, mas também um pensamento sobre todos os aspectos que envolvem o nosso prazer em comer. Dante Alighieri, em sua Divina Comédia, nos apresenta a gula como o segundo pecado capital, uma vez que é porta de entrada para vários outros, como a inveja e a luxúria.

Mas, calma! Não se preocupe. Pois, segundo especialistas, não tem problema comemorar essa data, desde que isso seja feito com moderação. Afinal, cometer alguns pequenos abusos em datas especiais não chega a ser um pecado, né?

E você já parou pra pensar de onde veio esse costume de comer mesmo sem estar com fome? Então leia esse texto até o final e entenda um pouco mais sobre de onde vem a gula e como é possível permanecer saudável sem deixar de comer algumas delícias por aí! #Partiu

A relação do homem com a comida nos tempos primórdios

No tempo das cavernas, as pessoas ingeriam muita comida durante as refeições porque precisavam estocar gordura para os tempos de escassez de alimentos. Como isso acabou se associando a uma questão biológica, até hoje não conseguimos resistir à tentação de comer só mais um pouquinho daquele prato delicioso que está na mesa.

Então, com o passar do tempo, a relação do ser humano com a comida sofreu diversas modificações. No século XVII, por exemplo, aquela gordurinha extra por baixo das roupas era sinal de fartura e sinônimo de poder, então as pessoas sempre procuravam comer bem. Já nos séculos XIX e XX, o ato de comer passou a se aliar com a qualidade do que se comia, criando a ideia de que a gordura era um sintoma de doença. Logo, foi a partir daí que a magreza acabou se tornando o padrão de beleza na maior parte do planeta.

Mas como nem só de salada, frango e batata doce vive o homem, às vezes comer aquela porcariazinha é bão demais, não é mesmo?

Como ser saudável mesmo comendo lanches?

Como essa é uma pergunta que nunca quer calar, o Vina foi atrás da resposta. E quem nos ajudou nesta missão foi a nutricionista Thaísa Stavitzki.

Segundo a profissional, é completamente possível aliar as duas coisas, desde que se tenha bom senso e que as escolhas saudáveis sejam feitas em 80% do tempo. Thaísa ainda explicou que é preciso ter um equilíbrio na hora da dieta, pois “se você se pressiona para perder peso muito rapidamente, o plano para melhorar a saúde pode ir por água abaixo”.

As inúmeras dietas insanas que se encontram por aí – como a da água, da sopa e tantas outras – acabam mais prejudicando do que ajudando o nosso corpo de fato. “É importante respeitar o corpo e definir metas realistas! Dietas muito restritivas ou muito distantes da sua realidade geram estresse, sofrimento e são insustentáveis a longo prazo, aumentando as chances de abandonar o tratamento muito antes de atingir o seu objetivo”, alerta a nutricionista.

E aí, meu caro, de nada adiantou se privar das guloseimas que você tanto gosta. Então, ó, vamos te contar qual é a carta na manga: saber dosar a quantidade. Pois, na vida, de acordo com a Thaísa, não se pode comer tudo à vontade, mas pode comer de tudo um pouco. Sempre!

Agora que você já sabe como comer besteiras durante o dia a dia, que tal enfiar o pé na jaca hoje? Você pode escolher um bolo da Chiffon Cake, uma pizza da La Piazza, um hambúrguer da Hamburgueria O Aviador… Acesse www.vaidevina.com.br e faça agora o seu pedido!