Eu ouvi… sorvetinho? Se liga na história dessa iguaria!
| Foto: pxhere
  • Por Vina
  • 11/01/2021 12:23

De acordo com Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o Brasil ocupa a 10º posição entre os produtores mundiais. Além disso, a região Sul é a terceira maior consumidora de sorvete no país.

Em Curitiba, basta dar um passeio pelos bairros da cidade para encontrar diversas sorveterias, das mais simples às mais sofisticadas. Entre elas, destacam-se variadas receitas e sabores, mas não dá para negar que os mais procurados são aqueles com gostinho de infância.

Aliás, por falar em infância, você com certeza se lembra dos dias em que ia com a sua família para tomar um delicioso colegial. E o que falar, então, dos carrinhos de dolé que passavam na rua? Hummm, deu água na boca só de pensar!

E é com carona nesse saudosismo que você vai acompanhar o nosso texto de hoje. Bora lá?

A história: onde e como surgiu o sorvete?

Reza a lenda que o sorvete foi criado há muitos e muitos anos pelos chineses. Na época, eles misturavam neve com frutas.  Depois, essa técnica passou pelos árabes, que começaram a acrescentar caldas geladas à mistura (as sharbet) e, por fim, chegou às mãos dos franceses, que preparavam o doce sem leite (os sorbets).

Tá, mas quando foi que o sorvete virou esse fenômeno preparado em escala industrial? Calma, nós vamos responder!

O ano era 1851 quando o leiteiro Jacob Fussel abriu a primeira fábrica de sorvete em Baltimore, nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que logo a produção foi copiada em outros locais do país, como Washington, Boston e Nova Iorque.

Hoje, os norte-americanos são os responsáveis pela maior produção de sorvete no mundo todo.

O sorvete no Brasil

Em terras tupiniquins, a primeira sorveteria foi aberta em 1834, no Rio de Janeiro. Na época, dois comerciantes adquiriram mais de 200 toneladas de gelo para fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Depois disso, os números desse mercado só aumentaram.

Segundo a ABIS, atualmente o Brasil tem mais de 10 mil empresas que são diretamente ligadas à produção e comercialização de sorvetes, tanto artesanais quanto industriais. Para se ter uma noção, só em 2019 a população consumiu mais de 1 bilhão de litros de sorvete.

É coisa pra caramba, hein?!

E não pense você que essa sobremesa pode ser apreciada apenas nos dias quentes. Na verdade, o sorvete é um alimento extremamente nutritivo, composto por proteínas, vitaminas e minerais.

Aliás, ele não faz com que você pegue gripe, dor de garganta ou resfriado se consumir no inverno, viu?  Na verdade, a causa direta dessas viroses, como o nome diz, está na contaminação por vírus e bactérias.

E aí? Partiu tomar um sorvetinho? Pode ser de massa, picolé, paleta, sundae, com brownie… Enfim, opção é o que não falta.

E pra ficar melhor, no Vina você pode pedir um gelado no conforto de sua casa!

O Coskinha Sorvetes fica no Campo Comprido e oferece top sundaes nos sabores de Banoffe, Frutas do Bosque, Ferrero e Morango Split. Outra opção é o Los Paleteros, localizado no Shopping Curitiba, com opções de picolés e paletas clássicas ou XS, que são um pouco menores que as clássicas. Dentre os sabores, você tem: uva, maracujá, chocolate belga, doce de leite e, claro, o tão famoso morango com leite condensado.

Baixe agora o nosso app em seu smartphone e delicie-se!