Fique por dentro da história dos Engenheiros Rebouças
| Foto: Divulgação
  • Por Vina
  • 07/12/2020 07:00

Em Curitiba não só existe um bairro chamado Rebouças, como dentro dele há uma rua que se chama Engenheiros Rebouças. Mas você já parou para pensar porque eles foram “batizados” assim? Ou melhor, você sabe quem foram os irmãos Rebouças?

Então, como no dia 11 de dezembro se comemora o Dia do Engenheiro, resolvemos contar um pouco sobre eles e também sobre a região. Enfim, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Quem foram os Engenheiros Rebouças

Nascidos com cerca de 1 ano de diferença, Antônio e André Rebouças ganharam destaque na história brasileira porque foram os primeiros engenheiros negros do país. Inclusive, isso aconteceu em pleno século XIX, época em que o Brasil ainda vivia em um regime escravocrata.

O pai dos engenheiros, por sua vez, se chamava Antônio Pereira Rebouças e era filho de um alfaiate portugês e uma escrava liberta, além de ter sido um importante advogado que tinha papel de destaque como conselheiro de Dom Pedro II.

Os dois irmãos cursaram engenharia na Escola Militar do Rio de Janeiro. Alguns anos após a conclusão, partiram para a Europa a fim de estudar em Caminhos de Ferro e Portos do Mar.  Quando voltaram ao Brasil, foram contratados pela Corte Imperial para liderar diversas obras pelo país, como portos e fortificações em Santos (SP), Paranaguá (PR) e Santa Catarina.

Além disso, os irmãos também construíram a Estação Ferroviária de Curitiba, a estrada de ferro que liga o planalto ao litoral paranaense (Curitiba - Paranaguá) e a famosa Estrada da Graciosa. Devido aos grandes préstimos que exerceram ao Império, os irmãos foram homenageados com o Túnel Rebouças, no Rio de Janeiro; a Avenida Rebouças, em São Paulo; e, é claro, a rua e o bairro em Curitiba, que se desenvolveu ao redor da estação de trem que eles construíram na cidade.

Rebouças: a nossa primeira cidade industrial

Com a movimentação que os trens geraram pelo bairro após a construção da estação onde hoje está localizado o Shopping Estação, a região do Rebouças começou a atrair comerciantes, novos moradores, trabalhadores e diversas indústrias ao final do século XIX.

Por ali, um setor industrial se formou com diversas empresas importantes:

  • Fiat Lux (atual Swedish Match);
  • Água Ouro Fino;
  • Langer Indústria Mecânica;
  • Matte Leão;
  • Mate Real;
  • Brahma (onde hoje está a Ambev);
  • Fábrica de Curitiba, uma instalação do exército que confeccionava artigos para os quartéis da 5ª Região Militar.

A gastronomia da região

Como não poderia deixar de ser, o Rebouças conta com uma incrível seleção de bares e restaurantes para você se deliciar com o melhor da gastronomia. E o mais legal de tudo é que alguns são parceiros do Vina, como o Pulperiando, Rock Pizza Roll, Spartans Co e Butcher CWB.

Baixe o nosso aplicativo ou acesse www.vaidevina.com.br e confira todas as opções!