Tradição de Natal: conheça o kutiá
| Foto: ShutterStock
  • Por Vina
  • 18/12/2020 15:04

O Paraná é um estado que tem uma imensa riqueza cultural, visto que foi colonizado por diferentes civilizações. Só de cabeça, sem pensar muito, podemos lembrar dos italianos, japoneses, poloneses, ucranianos e por aí vai.

Naturalmente os restaurantes trazem ao nosso paladar deliciosas culinárias originadas de outros lugares. Então, hoje vamos falar sobre um doce típico de feriados ortodoxos, como o Natal e o Ano Novo, e que é muito comum entre famílias paranaenses descendentes de eslavos: o Kutiá.

A história do kutiá

Composto principalmente por trigo, mel, nozes e sementes de papoula, o kutiá é um doce muito característico e presente principalmente em mesas russas, ucranianas, polonesas e bielorrussas. Nos países de origem, ele é o mais importante prato das ceias, uma vez que seus ingredientes representam ressurreição, eternidade, saúde e fertilidade. Além disso, existe todo um ritual para que seja apreciado.

Durante as ceias preparadas por esses povos, 12 pratos são colocados sobre a mesa – representando os 12 apóstolos para alguns, ou os 12 meses do ano para outros. Mas independentemente da referência, o fato é que o kutiá é imprescindível. No Brasil, acontece de muitas vezes ser servido como sobremesa, porém, segundo a tradição, a refeição precisa ser iniciada pelo kutiá.

Além disso, reza a lenda que as pessoas envolvidas na ceia levantam os seus pratos simulando um brinde em homenagem aos falecidos. E esse gesto é tão significativo que esse doce não é retirado da mesa até o fim da refeição. Deu pra sentir a importância do negócio, né?

Os tipos de preparo do kutiá

Como o kutiá  também é servido em outros feriados, há também diferentes maneiras de prepará-lo.

No Natal, comemoração que está logo aí, ele é feito de uma maneira mais magra – ou, em outras palavras, mais “envergonhada”. Como o Natal ortodoxo ocorre após o nascimento de Cristo, essa versão do prato é um tipo de tributo ao jejum. O prato então leva trigo, mel, frutas, bagas secas e sementes de papoula. Todos os ingredientes são cozidos na véspera.

Já o “kutiá rico” é feito em outros tipos de feriados, como batizados e aniversários. Nesses casos seu preparo inclui leite, creme de leite e muita, mas muita manteiga. Além disso, hoje também existem muitas variações do prato, feitas com cevada ou arroz no lugar do trigo.

Seja do jeito magro ou do rico, a bem da verdade é que o prato é muito interessante e gera curiosidade em quem não o conhecia até agora. Concorda?

Se você ficou com fome ao ler esse texto, que tal pedir uma comida das boas pelo delivery? É muito fácil, vai: basta acessar www.vaidevina.com.br ou baixar o aplicativo em seu celular! Feliz Natal e priátnogo appetita!