Vina: por que esse nome?
| Foto: Designed by Freepik
  • Por Vina
  • 21/09/2020 08:00

Muito provavelmente você já assistiu ─ ou pelo menos ouviu falar sobre ─ aquela propaganda do turista curitibano que quer um cachorro-quente com duas vinas em pleno Rio de Janeiro, certo? E já parou para pensar o motivo pelo qual a salsicha é chamada de vina em Curitiba?

Bom, então fica por aqui que nós vamos explicar!

Em 1805, um açougueiro alemão, chamado Johann Georg Lahner, morava na cidade de Viena e inventou um novo tipo de salsicha. Em vez de o alimento ter apenas carne bovina na composição, a sua versão também incluiria suína. O nome? Wienerwust!

Ok, mas o que isso tem a ver com a nossa vina? Calma, nós chegaremos lá!

Se você conhece minimamente Curitiba, já percebeu que ela é uma mistura de povos. Após a emancipação política do estado, que aconteceu em 1854, houve um intenso incentivo governamental à colonização, o que resultou em muita imigração de europeus. Então, veio gente de vários países: principalmente Polônia, Ucrânia, França, Itália e Alemanha, entre outros.

Cada um desses povos trouxe iguarias deliciosas para a nossa gastronomia. E adivinha o que os alemães trouxeram? Isso mesmo, wienerwust, a famosa salsicha vienense!

Mas imagina só um italiano tentando pronunciar a palavra “wienerwust”. Complicado, né? Foi aí que a pronúncia começou a sofrer mudanças, por questões fonéticas mesmo. Então, a tão comentada ─ e consumida ─ wienerwust passou a ser chamada de vina. E assim permanece até os dias de hoje.

E por que Vina para um aplicativo de delivery?

Por sermos 100% curitibanos, nosso nome não tinha como ser diferente. Afinal, além de sermos curitibanos, também prestamos um serviço de qualidade para toda a região de Curitiba.

Então, para honrar esse nosso amor pela cidade e pela gastronomia, por que não Vina?

Pensando em conectar bares e restaurantes que  buscam um aplicativo de entregas que não tenha taxas abusivas e clientes que procuram um bom serviço, o Vina traz diversos benefícios aos usuários.

Para o dono de um estabelecimento, uma delas é a possibilidade de optar por três meios de pagamento integrados (levar a maquininha até o cliente, receber o dinheiro no ato da entrega ou cartão de crédito via aplicativo). E sabe o que é ainda melhor? A taxa do app pode custar apenas R$ 1 por pedido. É sério, você não leu errado!

Já para o cliente, a principal vantagem é o serviço de qualidade e o mundo de variedades gastronômicas disponíveis: tem comida árabe, japonesa, hambúrguer, pizza, salada, cervejinha e muito mais.

Pra ficar por dentro de todas as novidades e descontos, siga o @vaidevina no Instagram e deixe seu like na nossa página do Facebook. Para conhecer melhor o nosso trabalho, você pode acessar o site www.vaidevina.com.br ou baixar nosso aplicativo, disponível tanto para iOS quanto para Android.

E aí? Vai de Vina?