Você conhece a tradição do Nhoque da Fortuna?
| Foto:
  • Por Vina
  • 20/11/2020 09:08

Estamos na última semana do mês 一 e você sabe o que isso significa? Se você respondeu que está chegando o dia do nhoque, certa resposta!

Prática muito recorrente aqui em terras tupiniquins, dizem por aí que se você comer nhoque no dia 29 de qualquer mês, nunca vai faltar sorte e dinheiro no bolso (ou na carteira, no banco, debaixo do colchão…) no mês que está por vir.

Mas você sabe como essa tradição chegou até o Brasil? Então senta que lá vem história!

Como tudo começou

A simpatia teve início lá no Velho Continente, mais precisamente na Itália, durante o século IV.

Em um dia 29 qualquer, um santo cristão chamado São Pantaleão estava perambulando por um vilarejo italiano vestido de andarilho em busca de uma casa que lhe desse comida. Após receber vários “nãos”, uma família bem humilde resolveu acolhê-lo e, mesmo com pouco para servir, cada pessoa conseguiu se alimentar de sete unidades de massa de nhoque.

Então, extremamente grato por aquelas pessoas, antes de ir embora São Pantaleão informou que tinha deixado uma lembrança para a família. Essa lembrança era, nada mais, nada menos, que várias moedas de ouro depositadas embaixo de cada prato que estava sobre a mesa.

Por conta da grande repercussão que teve, a história acabou se transformando em uma tradição em muitos lares brasileiros. Afinal, quando os italianos desembarcaram por aqui, ao longo do século XIX, eles não poderiam deixar para trás essa parte de sua rica cultura, não é mesmo?

Por que “nhoque da sorte” ou “da fortuna”?

Você sabia que ‘sorte’ em portugês vira ‘fortuna’, na tradução para o italiano? Pois é, só isso já nos dá algumas pistas do porquê a lenda ser chamada assim. Porém, vamos além!

Para os italianos, sortudo é aquele que sempre tem no bolso 一 e foi pensando nessa fortuna que o ritual do nhoque começou a ser praticado.

E, para quem não sabe como fazer, acompanhe com a gente o passo a passo a seguir:

  1. Antes de tudo, você precisa colocar uma moeda ou nota de dinheiro embaixo do seu prato;
  2. Depois, você come sete pedacinhos de nhoque de pé, fazendo um pedido para cada um deles;
  3. Após essa etapa, aí sim todos sentam-se à mesa para comer à vontade.

Se você quiser seguir ainda mais à risca essa tradição, conserve o dinheiro até o dia 29 do próximo mês, pois isso garante que a fartura desejada seja alcançada.

A origem do prato

Estima-se que o nhoque foi inventado ainda na época do Império Romano, há cerca de 2 mil anos. Inicialmente preparado com farinha, manteiga, ovos e algum tipo de erva que desse sabor, o nhoque, em sua origem, era cortado em rodelas com um copo. No entanto, com o acréscimo da batata à receita, até o formato mudou, passando a ser apresentado em pequenos pedaços.

E não se preocupe em ficar só na vontade depois dessa explicação sobre o dia do nhoque (inclusive, neste mês será no domingo, viu?). No site do Vina ou em nosso aplicativo, disponível para iOS e Android, você encontra diversos restaurantes italianos para apreciar esse delicioso prato 一 além de dar aquele empurrãozinho na sorte, é claro.