A cirurgia de correção da pálpebra deve ser realizada  por médico cirurgião palpebral experiente, pois além da estética esta estrutura tem funções muito importantes na visão
A cirurgia de correção da pálpebra deve ser realizada  por médico cirurgião palpebral experiente, pois além da estética esta estrutura tem funções muito importantes na visão| Foto: ShutterStock
  • Por Visão com saúde Diretora Técnica Médica: Dra Manuela Fiorese Benites Gomes, CRM PR 22917 / RQE 16631
  • 06/12/2019 18:16

A flacidez decorrente do processo natural de envelhecimento atinge também a área dos olhos. Com o passar dos anos, a sensação é de que o olhar começa a perder seu brilho característico, ficando com uma aparência mais cansada, triste e caída.

Esse processo atinge diretamente a pele das pálpebras, evidenciando bolsas de gordura que pesam na fisionomia. Em muitos casos, a flacidez na área dos olhos acaba fazendo com que uma pessoa pareça mais velha do que realmente é.

Além disso, o excesso de pele das pálpebras gerado pelo envelhecimento também pode diminuir o campo de visão nos casos mais avançados, ou até mesmo reduzir a sensação de luminosidade do ambiente e gerar um grande incômodo para a pessoa que tenta enxergar o mundo à sua volta.

Uma forma de corrigir a flacidez nos olhos é através da cirurgia chamada Blefaroplastia. Em muitos casos a técnica vai além do objetivo estético para devolver a função natural e saudável as pálpebras prejudicadas pelo envelhecimento.

A cirurgia é rápida, realizada normalmente em cerca de 90 minutos, com anestesia local e sedação. O cirurgião de plástica palpebral faz uma avaliação personalizada de cada paciente, a fim de determinar  tanto o desenho da pálpebra que é sua característica individual, quanto a quantidade de pele que precisará ser removida em cada caso e se há ou não excesso de bolsas de gordura.

O procedimento é indicado para homens e mulheres de qualquer idade e que já possuem queda palpebral acompanhada de desconforto tanto estético quanto funcional. Importante ressaltar o peso da genética nestes casos, por isso não existe uma “idade ideal”.

Como é a preparação e o pós-operatório da Blefaroplastia?

Na consulta com o médico cirurgião palpebral, o paciente recebe todas as orientações sobre o procedimento e realiza uma bateria de exames no pré-operatório. O processo é conduzido de forma cuidadosa e com total excelência médica, para garantir a segurança do paciente e um resultado estético qualificado.

Após a cirurgia, o paciente é liberado para casa com curativos ao redor dos olhos somente, portanto estará enxergando bem. E os cuidados do pós-operatório são simples e consistem em curativos, repouso, realização de compressas geladas para aliviar o inchaço, e evitar a exposição ao sol. A cirurgia tem um objetivo reparador e garante excelentes resultados estéticos e funcionais para o paciente.

Converse com um especialista!

A cirurgia de correção da pálpebra deve ser realizada  por médico cirurgião palpebral experiente, pois além da estética esta estrutura tem funções muito importantes na visão. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO) filia de forma criteriosa os profissionais adequados para esta área dentro da Oftalmologia.

Em Curitiba, a Clínica Visão com Saúde possui especialistas em Blefaroplastia, para a retirada dos excessos de pele e das bolsas de gordura que deixam o olhar envelhecido e cansado. A clínica possui um corpo médico experiente e os melhores tratamentos cirúrgicos na área da Oftalmologia. Agende uma consulta e converse com o especialista. A clínica fica na Rua General Mario Tourinho, 1805, sala 401, em Champagnat, Curitiba.