Conheça os cuidados pós-operatórios da cirurgia de catarata
| Foto: ShutterStock
  • Por Visão com saúde Diretora Técnica Médica: Dra Manuela Fiorese Benites Gomes, CRM PR 22917 / RQE 16631
  • 25/08/2020 17:12

Quem pretende fazer cirurgia de catarata ou irá auxiliar algum paciente, precisa conhecer o passo a passo do procedimento e, sobretudo, dos cuidados pós-operatórios. O procedimento requer pouco afastamento das atividades diárias, mas necessita de atenção e cuidados específicos na região dos olhos.

A catarata é a opacificação do cristalino, chamado de lente natural dos olhos e localizado atrás da íris. Com a doença, essa lente, que normalmente é clara e transparente, embranquece, fazendo com que a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho fique debilitada. A enfermidade pode causar perda gradual da visão, mas, felizmente, é possível reverter o quadro com a cirurgia.

A Clínica Visão com Saúde explica melhor sobre a doença, o tratamento e a recuperação.

Cuidados

A cirurgia é o único tratamento eficaz para a doença. O procedimento pode ser realizado por laser e facoemulsificação, utilizando incisões de 1.8mm no cantinho da córnea, que, com apoio de um equipamento, aspira e dilui a catarata.  “É uma incisão tão pequena que não requer uso de pontos ao terminar a cirurgia. Sua simples hidratação já promove o fechamento do local.” conta Dra. Michelle Lemos, oftalmologista da Visão com Saúde. Após a retirada, coloca-se uma lente-intraocular adequada ao caso do paciente, já que há uma variação de opacificação do cristalino. A melhor lente é escolhida pelo oftalmologista a partir de exames e avaliações prévias.

Visto a particularidade do tratamento, as lentes, depois de colocadas, podem corrigir o grau usado, caso tenha outro problema de visão. O procedimento é rápido, durando cerca de 10 a 15 minutos. A sedação também é leve e conta com apoio de colírios anestésicos.

Esta cirurgia envolve muita tecnologia. “Hoje em dia fazemos uso de um aparelho na cirurgia, que permite a colocação da lente intra-ocular com precisão, no eixo visual adequado para um melhor resultado visual. Pouco tempo atrás não contávamos com todos estes recursos.” explica a Dra Manuela Benites Gomes.

A recuperação depende de cada paciente, mas não costuma ser difícil. De modo geral, o paciente já está liberado para ir para casa após o procedimento e leva cerca de uma semana para voltar, aos poucos, às suas atividades diárias.

Os cuidados principais envolvem evitar esforço físico. É recomendado não abaixar ou levantar a cabeça abruptamente, usar os indispensáveis colírios indicados no pós-operatório para prevenir infecções e não dormir pressionando o olho operado, se possível dormindo virado para o outro lado. A maquiagem também deve ser evitada antes e depois da cirurgia, sem esquecer-se de higienizar bem as mãos no momento de pingar os colírios, de acordo com o sinalizado pelo médico. Para quem adora piscina, somente depois de 45 dias se pode utilizar, após as chances de infecção diminuírem.

Qualidade no atendimento

As lentes, geralmente são vitalícias. O sucesso é aliado a um oftalmologista de confiança que trate o caso com particularidade, analisando todo o histórico do paciente. Devem ser realizadas consultas e exames prévios, analisando fundo de olho e pressão intraocular, sem deixar de calcular o tamanho da lente que será colocada. Atualmente, a cirurgia conta com técnicas modernas de laser de femtosegundo, uma eficiente e rápida técnica também para catarata. O acompanhamento após a cirurgia também é de suma importância e requer retorno ao médico.

Um atendimento de qualidade é essencial para o resultado de sucesso na cirurgia. Referência em tratamentos oftalmológicos, a Clínica Visão com Saúde é recomendada para quem deseja conhecer mais sobre o procedimento. Com equipamentos tecnológicos e profissionais qualificados, possui mais de 15 tratamentos clínicos e cirúrgicos e exames de alta precisão.

Para conhecer os serviços oferecidos pela Clínica, visite o site: https://visaocomsaude.com.br/.