Conheça os mitos e verdades sobre as lentes de contato
| Foto: Divulgação
  • Por Visão com saúde Diretora Técnica Médica: Dra Manuela Fiorese Benites Gomes, CRM PR 22917 / RQE 16631
  • 17/02/2020 11:56

As lentes de contato podem ser boas opções para quem deseja uma alternativa aos óculos. Os diferentes modelos, apesar de frequentes no mercado, ainda levantam mitos sobre o uso. Isso pode fazer com que pacientes, ao pensar em adquirir o produto, tenham receio em não se adaptar e não enxergar direito.

As ideias variam. Há quem diga que as lentes não podem ser usadas em viagens de avião, durante uso de maquiagem e que, na pior das hipóteses, elas podem se perder dentro do olho de quem as usa. Felizmente, esses mitos não se confirmam e as lentes de contato trazem benefícios para o paciente. A Clínica Visão com Saúde traz informações neste artigo para explicar mais sobre as lentes.

Mito ou verdade?

Um dos mitos que se passa por verdade é a ineficiência das lentes perante os óculos. A ideia, no entanto, não é verdadeira: as lentes não embaçam e não comprometem o campo de visão periférico do usuário, ao contrário dos óculos. Relatos como este são frequentes nos atletas que começam o seu uso. Assim como nos comunicadores, palestrantes, que precisam estabelecer um contato visual com o público. Isso não anula que o paciente tenha óculos reserva para momentos específicos como  em uma conjuntivite, por exemplo.

Já essa não é história de pescador: dormir de lente não é recomendado. Ela não irá se perder dentro do olho, mas fará com que menos oxigênio chegue à córnea, prejudicando, também, a bomba lacrimal. Contudo, dizer que as lentes podem causar “calo nos olhos é mito, principalmente quando o paciente utiliza o material adequado para sua necessidade.

Pacientes que possuem astigmatismo, combinado ou não com miopia ou hipermetropia, também podem fazer uso das corretivas. As lentes, por não serem todas iguais, possuem funções e formatos diferentes que se adequam às necessidades de quem as procura. O uso dos colírios, nesses casos, não é um empecilho, mas uma necessidade, principalmente para quem passa muito tempo em ambientes com ar condicionado. Vale lembrar que o colírio também precisa ser o adequado, recomendado por um profissional de confiança.

Se tornando as queridas de muitos pacientes, fazem cair por terra que seu uso é difícil e trabalhoso. Exigem, de fato, cuidados diários, mas também possuem muitas vantagens.

Como saber qual é a melhor lente?

Crianças, jovens, adultos e idosos podem fazer uso das lentes de contato. O oftalmologista irá avaliar cada caso individualmente para recomendar a melhor lente para cada um, adaptando-se aos problemas de visão existentes. Após avaliação completa e entrevista prévia, o médico escolherá entre as lentes rígida, gelatinosa e híbrida.

Um atendimento de qualidade é essencial para o sucesso da escolha das lentes. Referência em tratamentos oftalmológicos, a Clínica Visão com Saúde é uma opção para quem deseja o novo aparato. Com equipamentos modernos e profissionais qualificados, possui mais de 15 tratamentos clínicos e cirúrgicos, além de exames de última geração para atender cada paciente de maneira particular e exclusiva, resolvendo o problema com eficiência. Para conhecer os serviços oferecidos pela Clínica, incluindo as opções de lentes de contato mais modernas, visite o site: visaocomsaude.com.br