O excesso de pálpebras e a presbiopia
| Foto: ShutterStock
  • Por Visão com saúde Diretora Técnica Médica: Dra Manuela Fiorese Benites Gomes, CRM PR 22917 / RQE 16631
  • 02/10/2020 13:17

Há uma história que se repete com frequência. São homens e mulheres que começam a usar óculos para perto por volta dos 40 anos (a famosa presbiopia ou “vista cansada”), com boa aparência, muitas vezes até com filhos pequenos. E então o tempo passa muito rápido e com 50 anos apresentam um começo de catarata que insiste em atrapalhar sua visão, sendo então sugerida a correção cirúrgica do problema.

A possibilidade de ganhar certa liberdade dos óculos com a correção da catarata e da presbiobia já é uma realidade. Equipamentos cada vez mais modernos, cirurgia a laser com o advento do LenSx, cálculos precisos das lentes intra-oculares possibilitam tanto ao cirurgião quanto ao paciente resultados excelentes!

Agora sem óculos para as atividades do dia a dia, vem uma constatação: “Eu nunca tive estes excessos de pele,  e muito menos estas bolsas embaixo dos olhos...” .  O envelhecimento desta região pode ser mais precoce de acordo com a genética de cada um, e o desconforto decorrente deste processo é muito frequente. É então que a blefaroplastia aparece para suavizar este descompasso entre a disposição que o paciente sente voltando a enxergar bem, e a aparência cansada.

A cirurgia plástica das pálpebras é atualmente uma técnica rápida e segura que visa suavizar o olhar. Ela pode ser realizada para retirar os excessos de pele e as bolsas de gordura que comprometem a fisionomia, utilizando pontos intradérmicos e muitas vezes deixando as cicatrizes imperceptíveis. Sua nova concepção é a de não mudar as características individuais, mas sim rejuvenescer sem necessariamente  evidenciar que uma cirurgia plástica foi feita.   Muitos pacientes operados relatam que receberam elogios em relação a  sua aparência, sua alegria, sua disposição, sem que se tenha percebido qual foi o procedimento que possibilitou esta mudança.

Ficar sem óculos e com a fisionomia mais jovem é um cenário possível graças a tecnologia. Com isso, melhorar a qualidade de vida e a auto-estima são possibilidades ao alcance de muitos!