O que você precisa saber para perder o receio da cirurgia oftalmológica a laser
| Foto:
  • Por Visão com saúde
  • 30/04/2021 16:02

As lentes de contato vieram para dar mais liberdade às pessoas para poder realizar atividades diversas enxergando com qualidade. Mas nem todo mundo se adapta ao acessório, que pode causar coceira e irritação. Praticar um esporte sem embaçar os óculos (isso quando o esporte permite o uso deles) ou brincar com os filhos sem medo de derrubar e quebrar os óculos também são “dramas” reais de quem precisa deles para enxergar. Sem contar os eventos sociais, nos quais as mulheres investem numa boa maquiagem e não querem “escondê-la” por trás dos óculos.

A medicina avançou muito em todas as áreas e, no campo da oftalmologia, hoje é possível reduzir ou eliminar a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo através da cirurgia refrativa a laser, um procedimento muito seguro,no qual o paciente já sai da cirurgia enxergando bem.

A cirurgia, explica a médica oftalmologista Manuela Benites, da Clínica Visão com Saúde, é indicada para pacientes com mais de 21 anos, com grau já estável - de preferência há mais de um ano - e que estejam com todos os exames de córnea normais.

Veja o perfil do paciente que pode se submeter à cirurgia refrativa.

Mas Manuela faz um alerta importante. A cirurgia refrativa é indicada para corrigir o grau de momento do paciente. Se ele tiver em seu código genético a possibilidade de aumentar o grau ao longo da vida, por exemplo, o procedimento pode eliminar o grau agora e o paciente enxergar bem durante anos. Mas não exclui a possibilidade de ele voltar a usar lentes de contato ou óculos no futuro.

Tipos de cirurgia

Há dois tipos de técnicas cirúrgicas. Uma delas é o PRK, no qual são retiradas células superficiais da córnea e é feita a aplicação do laser. Ela exige um tempo mais longo de recuperação e traz um pouco de desconforto no pós-operatório. A visão demora, em média, duas semanas para voltar ao normal.

A outra técnica é o LASIK, em que se utiliza o flap a laser. A oftalmologista explica que o flap é como se fosse uma portinha ou aba que se faz na córnea, levanta-se o flap, aplica-se o laser e depois fecha-se o flap. A cirurgia, em geral, traz desconforto somente no primeiro dia. Depois, o paciente já não sente mais nada, a visão fica boa nos dois olhos já nos primeiros dias e a recuperação pós cirúrgica é muito rápida.

Antigamente, o LASIK era feito com lâmina, o flap não era realizado a laser. Hoje é usado um laser de femtosegundo, muito preciso e muito apurado, o que traz muita segurança na cirurgia, com resultados bastante superiores.

PRK.

Procedimento

A cirurgia dura 15 a 20 minutos nos dois olhos (não mais que 10 minutos em cada olho). Ela é feita no hospital e só se usa colírio anestésico local. O paciente fica acordado e pode, inclusive, conversar com o médico.

O procedimento também não exige nenhum pré-operatório do corpo, como jejum, ou tomar algum líquido ou medicamento. O mais importante, neste caso, são os exames pré-operatórios dos olhos, que vão dar segurança cirúrgica e pós-operatória ao médico oftalmologista.

Manuela explica ainda que a cirurgia pode deixar o olho um pouco mais seco do que o normal. Então é importante já ir tratando o olho com colírios lubrificantes previamente ou até mesmo com suplementos alimentares, para que a recuperação pós-cirúrgica seja melhor e mais rápida.

Pós-operatório

Os cuidados após a cirurgia são basicamente atenção à higiene - não se pode lavar o rosto com água da torneira e os olhos abertos -, evitar a exposição ao sol, ao banho de mar ou de piscina nos primeiros 30 dias. Se o paciente precisar sair de casa, deve proteger bem os olhos com óculos escuros. Também é preciso cuidar com os esportes de contato, que são desaconselhados nos primeiros dias para evitar qualquer risco de choque acidental com o olho.

Saiba mais sobre a recuperação da cirurgia refrativa a laser?

Liberdade

Enquanto algumas pessoas se prendem ao receio de encarar o procedimento cirúrgico, os relatos de quem já passou por eles são os mais animadores possíveis e servem como impulso para quem precisa criar coragem. Os pacientes falam que podem acordar e não precisam mais procurar os óculos na cabeceira. Ou relatam a possibilidade de correr, praticar esportes sem embaçar óculos. Até mesmo tropeços dentro de casa deixaram de acontecer, segundo relatos de um dos pacientes da médica oftalmologista.

“Não enxergar é algo muito limitador, não conseguir fazer nada sem óculos ou lente. A cirurgia refrativa a laser é muito libertadora para quem se submete ao procedimento. É uma virada de página, uma mudança de vida”, pontua Manuela.

A Clínica Visão com Saúde, em Curitiba, conta com uma equipe de especialistas altamente qualificados e com uma estrutura dotada de recursos tecnológicos de última geração para garantir ao paciente a segurança e o conforto necessários em todas as etapas do tratamento. A clínica possui um corpo médico experiente e os melhores tratamentos cirúrgicos na área da Oftalmologia. Para saber mais sobre a cirurgia refrativa, entre em contato com a clínica Visão com Saúde e agende uma consulta:

Agende uma consulta e converse com o especialista. A clínica fica na Rua General Mario Tourinho, 1805, sala 401, em Champagnat, Curitiba. Agende a sua consulta pelo Whats App.