Porque o tratamento da catarata pode mudar a sua qualidade de vida?
| Foto: ShutterStock
  • Por Visão com saúde Diretora Técnica Médica: Dra Manuela Fiorese Benites Gomes, CRM PR 22917 / RQE 16631
  • 21/01/2020 12:21

Você sabia que o seu bem-estar pode estar relacionado com a capacidade da sua visão? A maneira como enxergamos o mundo pode afetar nosso humor e impactar nossa qualidade de vida. É isso que aponta um estudo publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, em que a depressão e a Catarata são associadas.

O estudo explica que a perda gradual da visão gera um processo de alteração emocional e psicológica. Após os sessenta anos e a chegada do status de idoso, muitas pessoas podem se sentir desanimadas. Há a dificuldade em desempenhar certas atividades e o aumento da dependência familiar. Somado a isso, esses problemas podem desencadear crises de autoestima.

A Catarata está ligada a um movimento natural de envelhecimento dos olhos. Com o seu desenvolvimento, o cristalino vai perdendo a transparência e passa a afetar a visão. O tratamento é realizado apenas por meio da cirurgia que envolve muita tecnologia.

Uma vida mais coloria

Segundo a Dra. Manuela Benites Gomes, da Clínica Visão com Saúde, o procedimento traz muitos ganhos e em alguns casos pode ser essencial na recuperação pelo gosto de viver. ‘‘O maior benefício da cirurgia é a recuperação da qualidade de visão. Ela traz de volta a independência do paciente, já que a boa visibilidade impacta diretamente nas atividades do dia a dia’’, explica.

No caso de profissionais que dependem da sua visão, a cirurgia pode representar uma mudança total na autoestima. O procedimento devolve o senso de capacidade e ajuda o paciente a retornar as suas atividades profissionais.

Além disso, a cirurgia pode até dispensar o uso dos óculos, permitindo mais agilidade na vida diária. Na prática, são várias tarefas que podem ser melhoradas como por exemplo a leitura e a direção.

O procedimento

De acordo com a Dra. Michele Lemos, também da Clínica Visão com Saúde, a cirurgia é um procedimento rápido, realizado com máxima segurança. São usados mecanismos e equipamentos altamente tecnológicos.

‘‘Nossa tecnologia melhora o tempo de recuperação. Em média, o procedimento demora de dez a quinze minutos. O paciente não sente dor, nem desconforto. Utilizamos uma anestesia com sedação e não é necessária a utilização de pontos. O paciente sai da cirurgia com o olho aberto, já podendo aproveitar do resultado imediatamente ’’, afirma.

A importância da qualidade de vida

Segundo o IBGE a expectativa de vida no Brasil aumentou para 76,3 anos em 2019. E a tendência é que esse número aumente nos próximos anos. Apesar da boa notícia, vale destacar que tão importante quanto ter uma vida longa é cultivar uma boa qualidade de vida. Nesse sentido, é importante que sua saúde esteja em dia. Visite um médico confiável para receber o melhor direcionamento. Em Curitiba, a Clínica Visão com Saúde possui especialistas experientes em cirurgia de Catarata e em outros tratamentos na área da Oftalmologia. Agende uma consulta e converse com o especialista. A clínica fica na Rua General Mario Tourinho, 1805, sala 401, em Champagnat.