Uso de eletrônicos e telas aumenta na pandemia; hábito pode causar miopia
| Foto: Shutterstock
  • Por Visão com saúde Diretora Técnica Médica: Dra Manuela Fiorese Benites Gomes, CRM PR 22917 / RQE 16631
  • 29/09/2020 11:38

O uso de telas durante o dia (e à noite) faz parte do nosso dia. Sejam elas de celulares, computadores ou televisões, sua presença já é natural na rotina, independentemente da faixa etária. Com a chegada da pandemia de Covid-19 e a quarentena, quem costumava passar algum tempo fora precisou ficar em casa. Por isso, o uso de eletrônicos aumentou de maneira considerável para crianças, adolescentes, adultos e até idosos.

Nos últimos meses, as atividades virtuais ganharam uma importância maior, se tornando ferramentas necessárias para trabalho e estudo. Contudo, o uso de telas pode ser prejudicial para a visão. Tanto o tempo de exposição do olho quanto a leitura de perto são responsáveis por desenvolver ou aumentar quadros de miopia - dificuldade em enxergar de longe. Isso não vale apenas para telas, mas também para livros, por exemplo. Tudo que fica muito perto dos olhos pode ser prejudicial a eles. A dra. Manuela Benites, da Clínica Visão com Saúde, conta que todos oftalmologistas estão preocupados com as repercussões do uso excessivo de telas neste período de home school e home office. “O excesso de visão de perto altera a fabricação de dopamina e estimula a miopia”, ela diz.

O fator idade não faz diferença nessa hora: crianças e adolescentes também estão propensas a desenvolver o problema. Existem outras fontes responsáveis pela miopia, como por exemplo, a falta de luz natural. Neste momento de pandemia, é necessário levar esses fatos em conta para manter a saúde ocular. Além da miopia, vale lembrar que o uso de eletrônicos reduz em 40% a frequência das piscadas. Isso pode causar problemas como olho seco e visão embaçada.

Cuidando da saúde do olho

A Clínica Visão com Saúde traz algumas sugestões de como controlar o problema da miopia em um momento tão delicado, em que todos estão ativos no mundo online. A primeira dica é não aproximar os olhos de celulares ou tablets. A recomendação é que esses objetos fiquem a pelo menos 30 centímetros de distância da face. Para os computadores, a sugestão é de 50 centímetros. Quem gosta de ler pode enfrentar o mesmo problema com livros. Por isso, o ideal é também manter distância das páginas e não se debruçar sobre o objeto na hora da leitura.

A dra. Michelle Lemos, da Visão com Saúde, sugere que brincadeiras ao ar livre, alternando com as telas, podem ser uma boa alternativa para preservar os olhos. “Podemos tentar usar os intervalos de reuniões online olhando para longe, para um ponto no horizonte, ou até mesmo olhando para o céu”, afirma.

Quem puder sair de casa para realizar brincadeiras ao sol, em horários que ele não está tão forte, deve aproveitar. Essas atividades ao ar livre ou a distância favorecem a saúde ocular da criança e do adolescente, intercalando com o uso de computadores e celulares.

Para mais informações ou para agendar uma avaliação, entre em contato com a Clínica Visão com Saúde pelo telefone (41) 3095-8888.